Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/994
Title: A atratividade das grandes superfícies.
Authors: Tavares, Fernando Oliveira, orientador científico
Sousa, Pedro Miguel Ferreira de
Keywords: Centros Comerciais
Necessidades do consumidor
Atratividade dos centros comerciais
Procura
Motivações de compra
Shopping Centers
Consumer needs
Shopping Center Atraction
Search
Purchase motivations
TMF
Issue Date: Mar-2014
Citation: Sousa, P.M.F. (2014). A atratividade das grandes superfícies. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/994.
Abstract: O comércio a retalho encontra-se em constante mudança e depara-se com novos desafios e necessidades dos consumidores. Contudo, este tipo de comércio tem conseguido adaptar-se ao tempo e à mudança. Todas as adaptações do comércio a retalho levam ao aparecimento dos Centros Comerciais que visam melhorar a qualidade da experiência de compra sentida pelo consumidor, uma vez que apresenta uma grande diversidade de lojas e atividades confinadas no mesmo espaço, visando despertar as suas motivações de compra. Com o alargamento da quantidade de Centros Comerciais os consumidores tornaram-se mais seletivos na hora de escolher qual o centro comercial que irão frequentar. É neste quadro que apresentamos este estudo empírico no âmbito do Mestrado em Finanças, que tem como objetivo analisar quais as razões que levam os consumidores a frequentar os centros comerciais. Tendo em conta os objetivos desta investigação, optámos por uma abordagem que engloba o recurso ao inquérito por questionário, construído para o efeito. Serão ainda explorados os resultados relativos às variáveis explicativas do estudo nomeadamente apresentada uma caracterização sociográfica dos inquiridos, identificar os Centros comerciais mais procurados e definir o que os distingue dos demais.
The retail market is constantly changing and finding new challenges and needs of consumers. However , this market has been able to adapt to time and change. All adjustments of the retail market lead to the emergence of shopping centers to improve the quality of the shopping experience felt by the consumer. as it features a wide variety of shops and activities in the same confined space, seeking to awaken their motivations for purchase. With the extending network of Shopping Centers consumers have become more selective in choosing which one they will attend. It´s in this context that we present this empirical study within the Master in Finance , which aims to analyse the reasons which lead consumers to frequent Shopping Centers . Given the objectives of this research, we opted for an approach that includes the use of questionnaire survey, built for the purpose. Further results related to the explanatary variables of the study will be presented, a particular respondentes sociograph characterization will be presented, the most popular Shopping Center will be identified and what distinguishes it from the others will be defined.
Description: Dissertação de Mestrado em Finanças.
URI: http://hdl.handle.net/11328/994
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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