Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/97
Title: Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular.
Authors: Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes
Keywords: Formação de professores
Liderança
Supervisão
Competências
Coordenador
TME
Issue Date: 2008
Citation: Marques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Este trabalho reflecte uma investigação sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento, porque são estes profissionais que julgamos ter um papel de impulsores e assumem responsabilidades acrescidas na determinação do trilho a percorrer pela própria escola na prossecução dos objectivos definidos. Assim, partimos do pressuposto de que a escola é uma organização pertencente a um cosmos em contínuo desenvolvimento, direccionada para expandir o ser humano que nela interage e pressupondo uma dinâmica muito própria, que exige a mobilização de todos. Neste ambiente, destacámos a importância dos coordenadores que por se encontrarem com a rédea de grupos de trabalho, se apresentam numa posição privilegiada para agirem como verdadeiros líderes, numa atmosfera de mudança e instabilidade. Tentámos, através do nosso estudo, analisar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade da organização escolar. Deste modo, partimos do pressuposto que é imprescindível o conhecimento das formas (que objectivos, métodos e práticas) como os professores são formados já que isso determina a qualidade e orientação da escola. This work reflects an investigation about the profile of competencies related to leadership and management as well as scientific and pedagogical quality of the coordinator /supervisor of curricular department, those whom we think play a special role in assuming extra responsibilities in what concerns the road to follow by the school itself in pursuing the defined goals. Thus, our point of departure is that school is an organization belonging to a cosmos in a continuous development, and directed to develop the human being who interacts in a dynamic which demands and engages everybody. Through this atmosphere, we emphasise the importance of the coordinators who lead groups work and therefore embrace a privileged position to act as real leaders, in an environment of change and instability. In this study, we have tried to analyse and understand the fundamental features of leadership and supervision which lead to improvement of quality levels of school organization. Therefore, we consider that it is unquestionable the knowledge of the ways teachers are formed (which objectives, methods, and practices) once this decides the quality and the school route.
URI: http://hdl.handle.net/11328/97
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 321.pdf816.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.