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Title: As escolas portuguesas na Internet: Uma avaliação dos sítios web das escolas públicas.
Authors: Morais, Paula, orientador científico
Henriques, Victor Manuel da Silva
Keywords: Sítio web
Acessibilidade
Portal escolar
Website
Accessibility
School porta
TMSI (Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação)
Issue Date: Oct-2014
Citation: Henriques, V.M.S. (2014). As escolas portuguesas na Internet: Uma avaliação dos sítios web das escolas públicas. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: A Internet, e em particular a World Wide Web (WWW), tornou-se um meio de referência para a publicação de informação sobre qualquer tema e instituição. Esta investigação pretende avaliar o estado atual dos sítios Web das escolas públicas a nível de conteúdos, apresentação e acessibilidade. A partir do levantamento de modelos de avaliação de sítios Web em geral e de sítios Web de escolas em particular, foi construído um modelo de avaliação com 174 critérios. A nível de conteúdos e apresentação de informação, o modelo foi aplicado nas escolas da Direção Regional de Educação do Norte (305 escolas). No caso particular da acessibilidade, foi utilizado uma ferramenta desenvolvida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para a avaliação da acessibilidade nos sítios Web de 954 escolas públicas. A nível de conteúdos, os que mais se destacam por estarem presentes num maior número de sítios Web são: os contactos (96,72%); o calendário escolar (96,72%); e os manuais adotados (94,43%). Relativamente aos conteúdos menos frequentes temos a data da última atualização (5,90%), o contacto do administrador (7,54%) e a política de privacidade (2,30%). A nível de apresentação, destacam-se o botão Home (93,44%) e o tempo de carregamento rápido (78,36%). Nos resultados mais modestos, podemos destacar a falta de uniformização nas cores das hiperligações (18,89%) e para a existência de erros (10,49%). A nível de acessibilidade, registam-se menos de 1% de casos em que o símbolo da acessibilidade é apresentado. Através da ferramenta da FCT, podemos constatar que a maioria dos sítios Web escolares apresenta uma prática satisfatória (53,67%). Existem poucas escolas com a classificação de muito boa e excelente prática (0,63%) e um número considerável de escolas com a classificação de má prática (22,22%).
The Internet, and particularly the World Wide Web (WWW) has become a reference medium for the publication of information on any topic and institution. This research aims to assess the current state of the Web sites of public schools in terms of content, presentation and accessibility. From the survey of models for evaluating Web sites in general and websites of schools in particular, was built a model with 174 criteria. The model (content and presentation of information) was applied in schools in the Regional Direction of Education North (305 schools) of Portugal. In the particular case of accessibility, a tool developed by the foundation for science and technology (FCT) for the evaluation on websites of 954 public schools was used. In terms of content, the most distinctive being present in a greater number of Web sites are: contacts (96.72%); the School Calendar (96.72%); and the adopted textbooks (94.43%). The contents of which are found less frequently are: date of last update (5.90%), contact administrator (7.54%) and privacy policy (2.30%). The presentation level, we highlight the Home button (93.44%) and fast load time (78.36%). In more modest results, we can highlight the lack of uniformity in the colors of the links (18.89%) and the existence of errors (10.49%). The level of accessibility, there is less than 1% of cases wherein the accessibility is displayed. Through the tool of the FCT, we note that most websites presents a satisfactory practical (53.67%). There are few schools with a rating of very good and excellent practice (0.63%) and a considerable number of schools with a rating of poor practice (22.22%).
Description: Dissertação de Mestrado em Informática, especialização em Sistemas de Infomação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/963
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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