Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/936
Title: Ensinar geografia: Pensar global.
Authors: Teixeira, André Adolfo da Silva
Keywords: Prática pedagógica
Geográfica
Metodologia de ensino
Desenvolvimento profissional docente
Pedagogical practice
Geography
Education methodology
Teacher professional development
TMEHG
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Teixeira, A.A.S. (2014). Ensinar geografia: Pensar global. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/936.
Abstract: O presente relatório final de Prática Pedagógica visa dar a conhecer a todos os leitores a intervenção educativa, no Externato Ribadouro, durante o ano letivo 2012/13, no âmbito da Prática Pedagógica, na área disciplinar de Geografia. Neste relatório estão patenteadas as atividades desenvolvidas durante a Prática Pedagógica e a importância das mesmas para o desenvolvimento profissional. Assim, no capítulo um aborda-se a descrição do contexto de Prática Pedagógica. O capítulo dois explicita o plano de Prática Pedagógica em Geografia e no capítulo três descreve-se a fundamentação das atividades de Prática Pedagógica. Por último, no capítulo quatro segue-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os resultados obtidos pela análise dos dados recolhidos a partir de um inquérito referente às principais estratégias e atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, na disciplina de Geografia. Verificamos neste relatório a importância da reflexão na ação, bem como a renovação de conhecimentos e técnicas de ensino para o desenvolvimento profissional docente.
This final report of Pedagogical Practice seeks to inform all readers of educative interventions in Externato Ribadouro during the school year 2012/2013, under the Teaching Practice in the subject area of Geography. In this report are patented activities undertaken during Teaching Practice and the importance of the same for professional development. So, in chapter one addresses the description of the context of Pedagogical Practice. Chapter two explains the plan of Teaching Practice in Geography and in chapter three describes the reasoning of Pedagogical Practice activities. Finally, in chapter four followed by a critical reflection based on the results obtained by the analysis of data collected from a survey regarding the main strategies and activities developed in the context of the classroom, in the discipline of Geography. We verified in this report the importance of reflection in action as well as the renewal of knowledge and teaching techniques for teacher’s professional development.
Description: Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
URI: http://hdl.handle.net/11328/936
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 22.pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.