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Title: Agências de Viagens do futuro: um arquétipo para Portugal.
Authors: Salvado, Josefina
Costa, Carlos Manuel Martins da
Keywords: Distribuição turística
Agências de viagens
TRS – Travel Recommender Systems
Tourism distribution
Travel agencies
Issue Date: 2010
Citation: Salvado, J.O.M.G., & Costa, C.M.M. (2010). Agências de Viagens do futuro: um arquétipo para Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 13, 803-814.
Abstract: A distribuição turística reconhece nos drivers da economia digital um efeito incentivador da produtividade e da rendibilidade, conduzindo a vantagens competitivas sustentáveis. O grande poder da Internet e a desregulamentação de alguns sectores económicos, veio revolucionar os conceitos de negócio, os processos organizacionais e sobretudo a gestão das cadeias de valor e de oferta das agências de viagens. Este enquadramento facilitou a génese de um arquétipo de agências de viagens, que designaremos por “Agências de Viagens do Futuro”, dominado por modelos organizacionais virtuais resilientes e por inovadores Travel Recommender Systems. O objectivo desta investigação, consistiu em avaliar o nível de utilização das TICs nas agências de viagens e conhecer o grau de sofisticação / interactividade dos serviços disponíveis no front-office e nos seus sites, de modo à sua classificação como agências de viagens do futuro.
The tourism distribution recognizes in the digital economy drivers an incentive to productivity and rendibility, leading to sustainable competitive advantages. The great power of the Internet and deregulation came to transform the business concepts, the process organization and over all the business chain management of travel agencies. This framing makes possible the geneses of a new archetype of travel agencies, that we will assign “Future Travel Agencies”. It is dominated by resilientes virtual organizations models and by interactive and innovators Travel Recommender Systems. The objective was to evaluate Tics level used in work processes and be acquainted with sites sophistication and interactivity degree of the available services in front-office, in order to classify them, as future travels agencies.
URI: http://hdl.handle.net/11328/887
ISSN: 1645-9261
Appears in Collections:Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

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