Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/883
Title: Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.
Authors: Gomes, Paulo Jorge Oliveira
Keywords: Reflexão
Supervisão
Competências para ensinar
Diários digitais
TME
Reflection
Supervision
Competences for teaching
Digital diaries
Issue Date: 8-Aug-2014
Citation: Gomes, P.J.O. (2014). Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: Com esta investigação procuramos analisar a relação existente entre a produção escrita de diários digitais e a prática da docência reflexiva. Para atingirmos este objetivo, analisaremos os diários digitais escritos por vários professores de vários níveis de ensino e em diferentes fases da sua vida profissional, o que nos permitirá apreciar o contributo deste exercício de escrita para o seu desenvolvimento profissional. Estes diários são escritos utilizando recursos livres, disponíveis a qualquer pessoa que utilize a internet. Foi também nosso objetivo analisar a relação entre a escrita dos diários de aula digitais e o desenvolvimento de competências profissionais para ensinar. Procuramos, ainda, evidenciar aspetos facilitadores da produção de diários digitais e desocultar obstáculos à escrita dos mesmos. Nesta investigação desenvolvemos uma abordagem de tipo qualitativa, e recorremos a análise de conteúdo do discurso produzido nos diários digitais pelos participantes no estudo, e na análise das entrevistas semiestruturadas aplicadas aos participantes nesta investigação. Foi ainda analisado o conteúdo do diário do investigador edificado ao longo desta investigação. A análise e discussão dos resultados permitiram concluir que os diários de aula digitais se assumem como bons instrumentos indutores de reflexão, autosupervisão e boas bases para o desenvolvimento de competências profissionais docentes, mas que existem vários constrangimentos que podem ser um impedimento para que os diários de aula digitais atinjam esse mesmo potencial.
With this research we aim to analyze the relationship between the writing of digital diaries and a reflexive practice of teaching. To achieve this purpose, we will analyze the digital diaries written by teachers in different levels of teaching and in different stages of their professional live, which will allow us to analyze the contribution of this writing exercise to their professional development. These diaries are written with freeware resources, available to anyone who uses the internet. It was also our goal to analyze the relationship between the writing of the digital diaries and the development of the professional competences for teaching. We also aim to discover which aspects favor, and uncover obstacles to the writing of these digital diaries. We have a qualitative approach inherent to this investigation, based on the content analysis over the data collected from the digital teacher diaries, but also from semi-structured interviews applied to the participants in this study. The content of the investigator s narrative built throughout the investigation was also analyzed. The analysis and discussion of the results allowed us to conclude that the digital diaries are good reflection or self-supervision instruments and that they are a good base for the development of the professional competences for teaching, although there are several constraints that can be an obstacle for them to achieve their full potential.
Description: Orientação: Professora Doutora Jacinta Rosa Moreira
Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/883
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 519.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.