Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/88
Title: A criação das escolas de artes: arquitectura social e combate ao insucesso e abandono escolares: uma emergência em Vila Nova de Famalicão
Authors: Amorim, Cristiana Nunes Carrondo de Oliveira
Keywords: Projecto educativo
Insucesso
Escola de Artes
Abandono escolar
TME
Issue Date: 2009
Citation: Amorim, C. N. C. O. (2009). A criação das escolas de artes: arquitectura social e combate ao insucesso e abandono escolares: uma emergência em Vila Nova de Famalicão. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação e do Património.
Abstract: Da organização do sistema educativo emanam as directrizes de actuação das escolas. No entanto, estas instituições não têm sido capazes de motivar os alunos de forma eficaz, apesar de serem eficientes na aplicação das instruções governamentais. À medida que a escolaridade aumenta também aumenta o sentimento nos alunos de que a escola é entediante, sendo no ensino secundário que a problemática do insucesso e abandono escolares atinge as taxas mais elevadas. Esta investigação centra-se em torno da problemática do insucesso e abandono escolares, integrando um estudo de caso do concelho de Vila Nova de Famalicão. A constatação da necessidade de maior motivação dos alunos e de um ambiente escolar que estimule a criatividade e comunicação mais eficaz entre professores e alunos, bem como, a existência de lacunas graves no nosso sistema educativo ao nível do desenvolvimento e expansão do ensino artístico, encaminharam este meu trabalho para o conhecimento destas realidades, aprofundadas por outro estudo de caso que nos dá a conhecer a felicidade dos alunos que são contemplados pela frequência de um curso de artes. A emergência da criação de uma escola de artes, em Vila Nova de Famalicão, existe pelo seu potencial de combater o insucesso e abandono escolares e desenvolver novas competências na população activa e potencialmente activa, que visam a inovação empresarial e a competitividade do território. O projecto educativo assente em partenariado criativo, dentro e fora da escola, utilizará a cultura, identidade e património como palco e fonte do ensino e da aprendizagem, tornando este processo muito mais compensador para todos, pelo contágio do encantamento que a arte proporciona.
URI: http://hdl.handle.net/11328/88
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 392.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.