Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernandes, Carla Alexandra Cibrão-
dc.date.accessioned2014-07-30T10:31:46Z-
dc.date.available2014-07-30T10:31:46Z-
dc.date.issued2014-07-30-
dc.identifier.citationFernandes, C.A.C. (2013). Educação intergeracional: representações sobre o potencial educativo nas relações entre jovens netos e seniores avós: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Educação Social.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/858-
dc.descriptionOrientação: Professor Doutor Eusébio André da Costa Machadopt
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo estudar as representações sobre o potencial educativo das relações entre jovens netos e seniores avós, contribuindo para o avanço do conhecimento na área da educação intergeracional. Trata-se de uma problemática que assume particular acuidade na contemporaneidade devido aos fenómenos de envelhecimento demográfico e de segregação intergeracional, os quais têm vindo a alterar as lógicas de sociabilidade e de educação. Neste âmbito, realizou-se um estudo de caso que decorreu no ano letivo de 2012/2013, para o qual foram selecionados, através de uma amostragem por conveniência, dois tipos de participantes: alunos a frequentarem o 9.º ano de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do concelho de Guimarães (n=96) e um grupo de seniores residentes no mesmo contexto geográfico (n=10). No primeiro caso, a informação foi recolhida através das composições realizadas pelos alunos; no segundo caso, a técnica de recolha de informação foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados do estudo mostram que os jovens e os seniores apresentam representações positivas sobre as relações intergeracionais, reconhecendo o seu valor educativo assente na boa relação afetiva/emocional que estabelecem entre si. Não obstante, os participantes neste estudo apontam para um défice preocupante na sociedade no que respeita à promoção de encontros intergeracionais, sugerindo a criação de tempos, espaços e processos que estimulem o potencial educativo de todas as gerações.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestrictedAccesspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectRepresentaçõespt
dc.subjectSeniorespt
dc.subjectEnvelhecimentopt
dc.subjectJovenspt
dc.subjectIntergeracionalidadept
dc.subjectTMES-
dc.titleEducação intergeracional: representações sobre o potencial educativo nas relações entre jovens netos e seniores avós: um estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT
dc.identifier.tid201168944pt
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Acesso Embargado.pdf165.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.