Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/84
Title: As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes.
Authors: Pinto, Sónia Rosa Ferreira
Keywords: Educação multicultural
Educação
Diversidade cultural
TME
Issue Date: 2007
Citation: Pinto, S.R.F. (2007). As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Esta dissertação pretende analisar a forma como a Educação Multicultural é vista e vivida nas escolas portuguesas, quer pelos professores, quer pelos alunos. Com esta análise tivemos como primordial estabelecer a relação entre a educação escolar e a diversidade cultural existentes na escola actual, no intuito de contribuir para uma melhor reflexão e compreensão do fenómeno da diversidade cultural na sala de aula e procurar que este espaço seja uma realidade permanente. Todavia, constatamos que factores sociais, económicos e culturais, quer de âmbito nacional, quer internacional, podem constituir um obstáculo e uma condicionante à viabilidade de uma escola que se quer democrática e, simultaneamente, capaz de aceitar e valorizar a diversidade. Privilegiando a análise dos inquéritos, a primeira hipótese de investigação - A diversidade cultural influência o sucesso escolar dos alunos que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico - sugere-nos a preocupação em verificar se, na verdade, os alunos com culturas diversas, estariam aptos a obter o sucesso educativo desejado. A análise da informação recolhida através do inquérito por questionário, permitiu-nos desocultar a forma como a diversidade é vivida nas nossas escolas, onde se pretende que seja implementado um processo de valorização das diferentes realidades sociais e culturais aí existentes. Acabamos por concluir pela emergência de um processo que facilite a integração total da diversidade cultural existente na escola portuguesa, para que não existam diferenças trabalhando-se, assim, na promoção do sucesso dos alunos pertencentes a grupos minoritários e/ou desfavorecidos socialmente.
URI: http://hdl.handle.net/11328/84
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 343.pdf704.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.