Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/826
Title: O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
Authors: Abelha, Marta
Machado, Eusébio André
Simões, Ana Raquel
Keywords: Escola
Cultura
Educação social
Multiculturalidade
Interculturalidade
Issue Date: 2014
Citation: Abelha, M., Machado, E. & Simões. A. (2014). O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? Revista Praxis Educare, 2, 21-26.
Abstract: O presente artigo assume-se como um contributo para elucidar a intervenção do educador so- cial numa escola intercultural. Neste sentido, analisa-se o modo como a “invenção da escola” se baseou num princípio de homogeneidade destinado à transmissão de uma cultura única e hegemónica, o qual, porém, se confronta hoje com os desafios complexos de uma sociedade e de um contexto escolar cada vez mais multiculturais. De seguida, a partir de uma abordagem dos conceitos em causa, discute-se as diferentes abordagens, princípios e consequências da educação intercultural, sobretudo em contraste com a educação multicultural. Para concluir, este artigo recenseia ainda algumas estratégias de intervenção do educador social na escola, tendo em conta os desafios da escola atual e os principais objetivos de uma educação intercultural.
URI: http://hdl.handle.net/11328/826
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.