Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/814
Title: Valorização, rentabilização e difusão como culminar do processo de gestão do património arqueológico: o caso do povoado fortificado de Cossourado (Paredes de Coura).
Authors: Silva, Maria de Fátima Matos da
Silva, Carlos Alberto Machado Gouveia
Keywords: Povoado Fortificado de Cossourado
Valorização
Divulgação
Issue Date: 2008
Citation: Silva, M.F.M., & Silva, C.A.M.G.(2008). Valorização, rentabilização e difusão como culminar do processo de gestão do património arqueológico: o caso do povoado fortificado de Cossourado (Paredes de Coura). Praxis Arqueologica, 3, p. 91-116.
Abstract: Apresentam-se, sumariamente, os resultados obtidos através do Projecto de Musealização e Divulgação do Povoado Fortificado de Cossourado que beneficiou uma estação arqueológica de importância relevante no contexto da “Cultura Castreja” do Alto Minho. Com esta iniciativa, realizou-se uma vasta série de acções, nomeadamente: conservação e restauro das estruturas de habitação, serviços e defesa; reconstituição de uma unidade doméstica; beneficiação dos caminhos de acesso; sinalização e legendagem interna e externa; restauro dos materiais provenientes da escavação arqueológica; elaboração de material de divulgação. Nessa perspectiva refere-se, ainda, a criação do Núcleo de Arqueologia do Museu Regional de Paredes de Coura e uma experiência de “História ao Vivo” realizada no Povoado Fortificado de Cossourado, no ano lectivo de 1999/2000, por alunos da Escola E.B. 2,3/S de Paredes de Coura, no âmbito do projecto da Área-Escola, em que se procurou, desta forma, converter a estação arqueológica num pólo de dinamização pedagógica, turística e cultural, integrando-a de forma sustentada no meio em que se enquadra.
URI: http://hdl.handle.net/11328/814
Appears in Collections:Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_91116_Artigo PRAXIS.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.