Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/803
Title: Estimulação da auto-exploração narrativa: Uma proposta de intervenção vocacional na adolescência.
Authors: Ferreira, Alexandra
Barandela, Teresa
Jesus, Paulo Renato Cardoso de
Keywords: Identidade
Narrativa
Dialogismo
Adolescência
Issue Date: 2010
Citation: Ferreira, A., Jesus, P., & Barandela, T. (2010). Estimulação da auto-exploração narrativa: uma proposta de intervenção vocacional na adolescência. In M.C. Taveira, & A. D. Silva (Coords.), VI Conferência de Desenvolvimento vocacional: avaliação e intervenção: actas, Braga, Portugal (pp.79-89). Braga: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira.
Abstract: Reconhecendo que a técnica de intervenção vocacional mais difundida implica uma “tarefa terapêutica” de exploração identitária e que a expressão simbólica da identidade pessoal é essencialmente narrativa, a presente investigação pretende avaliar a relevância e a eficácia da auto-exploração narrativa, numa amostra de adolescentes e jovens adultos em risco psicossocial. Os sujeitos, sinalizados com problemas de comportamento (21 indivíduos de ambos os sexos dos 12 aos 25 anos), foram remetidos para consulta psicológica em contexto escolar. Procedeu- se a entrevistas narrativas individuais e à exploração guiada dos construtos pessoais e das posições identitárias subjacentes à auto-interpretação narrativa. Seguiu-se, para uns, a repetição da entrevista após experiências significativas e, para outros, a comunicação narrativa em grupo com exercícios dialógicos de interpretação (em ambos os casos, discutiram-se interpretações alternativas e estimularam-se dissonâncias ideológicas). Assim, a intervenção centrou-se na transição cíclica entre conteúdos vividos e categorias de auto-interpretação. Detectaram-se vários padrões de auto-construção que conjugam diversos graus de rigidez e de plasticidade interpretativa bem como de integração e de disjunção semântica, verificando-se um efeito positivo do envolvimento em conflitos sócio- cognitivos para a exploração de novos padrões de auto-compreensão narrativa e para a optimização da intencionalidade projectiva.
URI: http://hdl.handle.net/11328/803
ISBN: 978-989-96700-3-7
Appears in Collections:INPP - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atas 2010 Psicologia Vocacional.parte.pdf202.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.