Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/77
Title: Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
Authors: Oliveira, Rosa Maria Moreira de
Keywords: Aprendizagem
Défice de atenção
Estratégias de ensino
Hiperactividade
Impulsividade
TME
Issue Date: 2010
Citation: Oliveira, R. M. M. (2010). Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção. Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
Abstract: Este projecto de intervenção na área de Educação Especial surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – levado a cabo na Universidade Portucalense do Porto. Foi implementado um estudo de caso sobre dezoito discentes com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) com o objectivo de contribuir para dar resposta a alunos, professores, família e comunidade envolvente na resolução dos problemas surgidos perante esta problemática comportamental. A hiperactividade na criança é uma perturbação frequente que não se limita apenas a uma agitação intensa, mas que se caracteriza pela associação destes sintomas motores a distúrbios invalidantes da atenção assim como do controlo dos impulsos. O estudo dos factores etiológicos demonstra que alguns destes parecem ter um peso maior, nomeadamente os factores neurobiológicos e genéticos. É com base neste aspecto neurobiológico que se utilizam fármacos psico-estimulantes no tratamento da PHDA. O estudo da problemática desta perturbação tem como vectores fundamentais: hiperactividade, impulsividade, atenção, e aprendizagem. Revela-se de importância fundamental todo um trabalho de equipa integrando profissionais de diferentes áreas, já que o aluno poderá necessitar, ao longo do seu percurso académico, de apoio psicoterapêutico, orientação familiar, terapia da fala ou tratamento farmacológico.
URI: http://hdl.handle.net/11328/77
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 415.pdf19.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.