Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/74
Title: Perspectivas docentes sobre a (in)disciplina: estudo de caso em docentes do 1º Ciclo em escolas do Porto.
Authors: Sá, Cátia Dulcelina Queijo Nogueira Freire Alves de
Keywords: Indisciplina escolar
Sala de aula
Relação pedagógica
Estratégias de aprendizagem
TME
Issue Date: 2007
Citation: Sá, C.D.Q.N.F.A. (2007). Perspectivas docentes sobre a (in)disciplina: estudo de caso em docentes do 1º Ciclo em escolas do Porto. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Series/Report no.: Nenhum
Abstract: A indisciplina na sala de aula apresenta-se como um dos problemas mais preocupantes da realidade escolar. É nossa intenção clarificar e contextualizar o conceito de (in)disciplina e conhecer mais profundamente os factores que, relacionados com o professor, poderão despoletar casos de indisciplina na sala de aula. Analisamos a correlação que existe entre (in)disciplina e: relação pedagógica professor/aluno, estilos de liderança, estratégias de ensino/aprendizagem, formação de professores, poderes de professores e alunos, competência cientifica dos docentes e expectativas dos professores em relação aos alunos. Evidenciamos abordagens promotoras da disciplina e identificamos os principais efeitos da indisciplina no professor. Esta investigação tem como objectivo analisar a problemática da indisciplina escolar sob a perspectiva dos professores do 1º ciclo de uma população em estudo, tentando compreender e analisar a influência dos mesmos no desencadear de tão grave problema. A partir dos resultados obtidos e em consonância com o suporte bibliográfico, entendemos que a elaboração deste trabalho nos induziu a redimensionar, a repensar, a entender e actuar melhor perante casos de indisciplina.
Description: Nenhum
URI: http://hdl.handle.net/11328/74
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 363.pdf711.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.