Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/691
Title: Desenvolvimento do pensamento matemático através da aprendizagem baseada na resolução de problemas.
Authors: Carneiro, Maria Natália Lima Soares
Keywords: Problema matemático
Resolução de problemas
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Pensamento matemático
Mathematical problems
Problem solving,
Problem-based learning
Mathematical thinking
TME
Issue Date: 2013
Citation: Carneiro, M.N.L.S. (2013). Desenvolvimento do pensamento matemático através da aprendizagem baseada na resolução de problemas. Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação do Ensino..
Abstract: A resolução de problemas tem vindo a ser reconhecida, pelos diferentes documentos curriculares, como uma atividade relevante no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é um modelo de ensino inovador, que permite aos alunos adquirir conteúdos e desenvolver o seu pensamento matemático de acordo com as orientações curriculares. O objetivo principal desta investigação foi planificar a abordagem de alguns tópicos/subtópicos matemáticos, utilizando um ensino através da ABRP, selecionar e implementar os materiais necessários para tal e analisar o efeito da aplicação dos mesmos no desenvolvimento do pensamento matemático em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por uma metodologia qualitativa assente num estudo de caso e utilizamos como instrumentos de recolha de dados a observação direta, os diários de aula, questionários de opinião aplicados a alunos e a análise documental dos registos realizados pelos alunos no decorrer da investigação. O tratamento das narrativas que constam nos diários de aula e dos registos nas grelhas de observação, foi feito através da análise de conteúdo. Após a realização deste estudo consideramos que a busca da estratégia adequada para resolverem os problemas, o reconhecimento das dificuldades sentidas e o identificar de eventuais causas, o facto de terem de expor os raciocínios e serem confrontados durante a fase da discussão, tanto pela professora como pelos colegas, são experiências que contribuem para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Apesar de nem sempre conseguirem resolver os problemas propostos corretamente, a utilização da ABRP proporcionou-lhes o desenvolvimento, de forma ativa, da capacidade de resolução de problemas em contexto real e no quotidiano. Por seu lado a professora - investigadora teve a possibilidade de utilizar uma metodologia inovadora e desempenhar um papel diferente nas aulas de Matemática o que lhe exigiu uma reflexão profunda a vários níveis, o que contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Problem solving has been recognized, by various curriculum documents, as an important activity in the teaching and learning of mathematics process. A problem- based learning (pbl) is an innovative model of teaching that allows students to acquire contents and develop their mathematical thinking according to curriculum guidelines. . The main goal of this research was to plan an approach of some mathematical topics / subtopics, using a teaching through pbl, select and implement the necessary materials for it and analyse the effect of applying them in the development of mathematical thinking in students of middle school. We chose a qualitative methodology based on a case study and used as instruments, for collecting, direct observation data, lesson diaries, opinion questionnaires applied to students and documentary analysis of records by the students during the investigation. The treatment of the narratives contained in the lesson diaries and in records the observation grids, was done through content analysis. After this study we believe that the pursuit of appropriate strategy to solve the problems , the recognition of the difficulties encountered and to identify possible causes , the fact of having to expose the reasoning and being confronted during the discussion , both by the teacher and by colleagues , are experiences that contribute to the development of mathematical thinking of students . Although not always get properly solved the proposed problem, the use of pbl provided them with the development, in an active way , of the ability to solve problems in real context and in everyday life. On the other hand the investigator teacher had the possibility of using an innovative methodology and plays a different role in mathematics classes, which demanded a deep reflection, at various levels and contributed to her personal and professional development.
Description: Orientação: Professora Doutora Jacinta Rosa Moreira.
URI: http://hdl.handle.net/11328/691
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 511.pdf6.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.