Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPacheco, Luís Miguel, orientador científico-
dc.contributor.authorRibeiro, Eugénia Maria Costa-
dc.date.accessioned2014-04-01T16:01:33Z-
dc.date.available2014-04-01T16:01:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationRibeiro, E.M.C. (2013). Literacia financeira: Estudo aplicado aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/682.pt
dc.identifier.otherCota: TMF 77-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/682-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Finanças.-
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais complexo devido ao elevado número de produtos financeiros, as pessoas necessitam de estar devidamente preparadas para lidar com essas situações caso queiram adquirir algum bem ou serviço. As decisões de investimento não são simples e as alternativas à poupança não são fáceis para a maioria da população. A formação financeira influencia nas decisões tanto ao nível do consumo como do investimento, na medida em que pessoas melhor formadas financeiramente tomam decisões mais acertadas. A pesquisa foi realizada com alunos duma Escola Secundária do concelho de Matosinhos, sendo efetuado um questionário que requere conhecimentos básicos sobre finanças. Este estudo prende-se com a consciencialização sobre a necessidade de formação nesta área, porque permite uma melhor qualidade de vida às pessoas e um país mais sustentável a nível económico e financeiro. In a world increasingly complex due to the high number of financial products, people need to be adequately prepared to handle these situations if they want to acquire some good or service. Investment decisions are not simple fond alternatives to savings are not easy for most people. The formation influences the financial decisions both in terms of consumption and investment, because people trained make better decisions. The survey was conducted with students of a Secondary School from Matosinhos. The questionnaire requires basic knowledge of finance. This study deals with awareness of the need for training in this area because it allows a better quality of life to people and a more sustainable country in economic and financial terms.pt
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutor Luís Pacheco.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação financeirapt
dc.subjectLiteracia financeirapt
dc.subjectIndependência financeirapt
dc.subjectCultura financeirapt
dc.subjectQualidade das decisões financeiraspt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectFormaçãopt
dc.subjectPoupançapt
dc.subjectEndividamentopt
dc.subjectReformapt
dc.subjectFinancial educationpt
dc.subjectFinancial literacypt
dc.subjectFinancial independencept
dc.subjectFinancial literacypt
dc.subjectQuality of financial decisionspt
dc.subjectLiteracy trainingpt
dc.subjectSavingspt
dc.subjectDebtpt
dc.subjectReformpt
dc.subjectTMF-
dc.titleLiteracia financeira: estudo aplicado aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.nameMestrado em Finançaspt_PT
dc.identifier.tid201168685pt
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMF 77.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.