Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/680
Title: Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.
Authors: Moreira, Marina Andreia Fonseca
Keywords: Ensino
Reflexão
Prática pedagógica
Metodologia de ensino
Education
Reflection
Educational practice
Teaching methodology
TMEHG
Issue Date: 2013
Citation: Moreira, M.A.F.(2013). Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia. Dissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/680
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica em História e Geografia realizada no ano letivo 2013/2014, na Escola Eb2.3 D. Manuel Faria e Sousa, localizada em Felgueiras, com uma duração de 120 horas no total; e tem como intensão dar a conhecer todo o contexto da Prática Pedagógica: descrição do contexto, explicitação do plano, descrição e fundamentação das atividades realizadas, reflexão crítica dos resultados e o seu contributo para o desenvolvimento profissional do docente e um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e de Geografia, em contexto de aula. A análise dos resultados permitem-nos apreciar a frequência do uso de determinadas metodologias, e também estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola. Com a realização deste relatório cheguei à conclusão que um professor reflexivo é um profissional que pensa permanentemente sobre as suas práticas mas é, simultaneamente, um ser aberto à inovação com vista a uma reconstrução constante dos seus saberes e metodologias. The present report has been prepared in the context of Pedagogical Practice in History and Geography performed during the academic year 2013/2014, in School Eb2.3 D. Manuel Faria e Sousa, located in Felgueiras, with a duration of 120 hours in total; and has as physically agree to give the whole context of Pedagogical Practice: description of the context, explanation of the plan, description and rationale of the activities carried out, critical reflection of the results and their contribution to the professional development of teachers and a study on the methodologies applied by teachers of History and Geography, in the context of classrooms. The analysis of the results allow us to enjoy the frequency of the use of certain methodologies, and also establish some relations between the choices made and the reality of educational territory where you enter the school. With the completion of this report came to the conclusion that a reflective teacher is a professional who thinks constantly about their practices but is, simultaneously, a be open to innovation with a view to rebuilding constant of his knowledge and methodologies.
URI: http://hdl.handle.net/11328/680
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 16.(1 PARTE).pdf147.02 kBAdobe PDFView/Open
TMEHG 16.(Parte 2).pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open
TMEHG 16.(PARTE 3).pdf7.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.