Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/668
Title: Educar a sociedade para a educação especial: um olhar sobre a educação.
Authors: Vasconcelos, Teresa Alexandra Monteiro
Keywords: Surdez
Ensino especial
Formas de comunicação
Língua gestual portuguesa
Deafness
Special education
Forms of communication
Portuguese Sign Language
TME
Issue Date: 2013
Citation: Vasconcelos, T.A.M. (2013). Educar a sociedade para a educação especial: um olhar sobre a educação. Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
Abstract: O desenvolvimento de qualquer investigação pressupõe a existência de algo que nos inquieta e nos induz curiosidade e este trabalho não constitui uma exceção. Assim sendo, formulou-se o principal objetivo de estudo: Educar a sociedade para a educação especial: um olhar sobre a Surdez. Os objetivos específicos são: Identificar se quem comunica de forma diferente tem algum tipo de impacto numa sociedade maioritariamente ouvinte, Despertar a consciência para as diferentes formas de comunicação, Asserir (assegurar, contribuir) uma comunicação mais eficaz entre ouvintes e Surdos, Dar a conhecer à comunidade ouvinte a Língua Gestual Portuguesa, Promover a língua gestual portuguesa. Para tal utilizamos uma metodologia qualitativa de natureza exploratória e descritiva, com a aplicação de um questionário semiestruturado. As novas conceções de Surdez, trabalhadas pelos autores, dão realce às perspetivas oralistas e gestuais. O acesso à educação das crianças Surdas, ocorre com a criação de estruturas de ensino especial organizadas por tipos de deficiência. A ingressão destas crianças na escola do ensino regular é essencial para o seu desenvolvimento mais eficaz. Vivemos na era em que as culturas se fundem e convivem lado a lado, onde as línguas se misturam e uma imensidão de pessoas se relaciona entre si mas estaremos nós (Sociedade) preparados para aceitar quem comunica de forma diferente? Os resultados demonstraram que as pessoas Surdas são vistas e concebidas como capazes de realizar a maior parte das tarefas tal como as pessoas ouvintes. Esta situação, decorre em virtude de as pessoas ouvintes, não discriminarem esta deficiência. Denotou-se que na sua maioria, os inquiridos conhece a deficiência, e minimiza-a. É observado, após a análise do estudo que existe um esforço em contribuir para uma comunicação mais eficaz entre as pessoas Surdas e as pessoas ouvintes. The development of any research assumes the existence of something that disturbs us and induces curiosity and this work is no exception. Therefore, it was formulated main goal of study: Educating society for special education: a look at Deafness. The specific objectives are: Identify whether you communicate differently has some kind of impact on a society mostly listener, Raising awareness for the different forms of communication, assert (ensuring contribute) more effective communication between Deaf and hearing, to make known community listener Portuguese sign language, promote Portuguese Sign Language. For this we used a qualitative methodology of exploratory and descriptive, with the application of a semi-structured questionnaire. The new conceptions of Deafness, worked by the authors highlight the perspectives give oralistas and gesture. The process of education of Deaf children, occurs with the creation of structures of special education organized by types of disabilities. The ingression of these children in regular schools is essential for their development more effective. We live in an age where cultures merge and live side by side, where languages mingle and a multitude of people relate to each other but are we (society) prepared to accept who communicates differently? The results showed that Deaf people are viewed and conceived as able to perform most of the tasks that people listeners. This situation arises because of hearing people, this deficiency does not discriminate. Denoted that the majority of respondents know the deficiency, and minimizes it. Is observed after the analysis of the study that there is an effort to contribute to more effective communication between Deaf and hearing people.
URI: http://hdl.handle.net/11328/668
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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