Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/662
Title: Relato de uma boa experiência e-learning no ensino superior
Authors: Sobral, Sónia Rolland
Pimenta, Pedro Cravo
Keywords: Aprendizagem mista
Ensino à distância
Algoritmia
Introdução à programação
Ambientes colaborativos
Issue Date: 2009
Publisher: CISTI
Citation: Sobral, S.R., & Pimenta, P.C. (2009). Relato de uma boa experiência e-learning no ensino superior. In CISTI'2009: atas da 4ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Póvoa de Varzim, 2009.
Abstract: O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das licenciaturas de Informática têm uma elevada taxa de reprovações. A aprendizagem mista aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. Relata-se a experiência que usou o MOODLE, em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de algoritmia. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/662
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CISTI09UmPDF.pdf5.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.