Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSobral, Sónia Rolland-
dc.contributor.authorPimenta, Pedro Cravo-
dc.date.accessioned2014-02-28T16:32:25Z-
dc.date.available2014-02-28T16:32:25Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSobral, S.R., & Pimenta, P.C. (2009). O ensino da programação: exercitar a distância para combate às dificuldades. In CISTI'2009: atas da 4ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Póvoa de Varzim, 2009.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/661-
dc.description.abstractAs unidades curriculares de introdução à programação têm uma elevada taxa de insucesso. Os alunos têm dificuldade em esquematizar os problemas que lhes são propostos mesmo quando estes são similares a tomadas de decisão ou constituem situações normais do seu dia-a-dia. O problema coloca-se a todos os intervenientes no processo: de um lado o que ensinar e como fazê-lo; do outro lado como conseguir atingir as competências necessárias. Exercitar é a chave para conseguir melhores resultados e o ensino a distancia, sob a forma de ensino misto, poderá revelar-se uma ajuda eficaz para solucionar uma parte do problema. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre o ensino introdutório de programação e a forma como o ensino a distância poderá ser uma preciosa ajuda.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCISTIpt
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino de programaçãopt
dc.subjectB-learningpt
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt
dc.subjectEnsino Superiorpt
dc.subjectInteracçãopt
dc.subjectEnsino à distânciapt
dc.titleO ensino da programação: exercitar a distância para combate às dificuldades.pt
dc.typeconferenceObjectpt
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnviarCISTI2009.pdf60.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.