Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/66
Title: Resolução de problemas em geometria no 3.º ciclo do Ensino Básico: influência da formação contínua nas conceções e práticas dos professores de matemática.
Authors: Neto, Justina Maria da Rocha Pais
Keywords: Geometria
Resolução de problemas
Formação contínua
Programa de matemática
Ensino Básico
TME
Issue Date: 2011
Citation: Neto, J.M.R.P. (2011). Resolução de problemas em geometria no 3.º ciclo do Ensino Básico: influência da formação contínua nas conceções e práticas dos professores de matemática. Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo compreender de que forma a formação contínua de professores de Matemática, na modalidade de oficina de formação, no âmbito do Programa de Matemática do Ensino Básico, influencia as conceções e práticas dos professores de Matemática no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem da Geometria no 3.º Ciclo do Ensino Básico e à importância da Resolução de Problemas nesse processo. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso, e desenvolveu-se em duas fases. A primeira fase decorreu no contexto de uma oficina de formação que abordou as orientações do Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB) relativamente ao tema da Geometria. A segunda fase realizou-se no âmbito da concretização do Programa por duas professoras que frequentaram a oficina de formação, relativamente ao tópico Triângulos e Quadriláteros do 7.º ano de escolaridade. A seleção das professoras baseou-se, entre outros aspetos, na possibilidade de lecionarem tópicos de Geometria, no âmbito do PMEB, no ano letivo seguinte à oficina de formação. A recolha de dados envolveu a observação das sessões da oficina de formação e de várias aulas lecionadas pelas professoras selecionadas, entrevistas de vários tipos e em vários momentos a essas professoras e recolha de documentos de natureza e origem diversas, produzidos pelas professoras e seus alunos. As entrevistas semiestruturadas e as aulas observadas foram registadas em áudio. A análise de dados foi feita de acordo com o referencial teórico considerado, e teve por base a identificação de diferentes elementos acerca das conceções e práticas das professoras selecionadas, bem como do impacto da oficina de formação nas suas conceções e práticas. Este estudo evidencia que a forma como as professoras abordam a Geometria e a importância que atribuem à Resolução de Problemas nas suas práticas de ensino resultam das suas conceções acerca da Matemática e do Ensino – Aprendizagem. Numa das professoras, o impacto da formação nas suas conceções e práticas foi muito reduzido, aliado à sua falta de confiança relativamente à metodologia inerente ao PMEB e ao uso de tecnologias na sala de aula de Matemática. Na outra professora, a formação foi ao encontro das suas conceções sobre o ensino-aprendizagem da Geometria e sobre o papel da Resolução de Problemas nesse processo, ajudando a reforçar essas conceções e as suas práticas habituais de sala de aula. This study aims to understand how the in service training of mathematics teachers, under the scope of the Mathematics Program for Basic Education, influences their conceptions and practices regarding the teaching and learning process in Geometry, at the 3rd cycle of basic education, and the importance of problem solving in that process. This research followed a qualitative and interpretative methodology, based on case studies, and was developed in two phases. The first phase took place in the context of a training workshop which addressed the guidelines of the Mathematics Program for Basic Education (PMEB) about the subject of Geometry. The second phase took place during the implementation of PMEB by two teachers who attended the training workshop, with a focus on the topic Triangles and Quadrilaterals, taught at 7th grade. The selection of teachers was based, among other criteria on the possibility of teaching geometry topics within the PMEB in the academic year following the training workshop. Data collection involved the observation of the workshop sessions and various lessons taught by the selected teachers, interviews of several types and conducted at various moments to these teachers, and the collection of documents of different sources and produced by the selected teachers and their students. The semi- structured interviews and the lessons observed were audio-recorded. The data analysis was done according to the theoretical framework, and was based on the identification of different elements about the conceptions and practices of the selected teachers, as well as about the impact of the training workshop on their conceptions and practices. This study suggests that the way teachers approach Geometry and the importance they give to problem solving in their teaching practices are strongly related to their conceptions about Mathematics and its teaching and learning. The impact of the training workshop on one of the teachers was quite low, allied to her lack of confidence concerning the methodology inherent to PMEB and the use of technologies. The training workshop resonated with the other teacher‟s conceptions about the teaching and learning of Geometry and about the role or problem solving in this process, helping to reinforce her classroom practices.
URI: http://hdl.handle.net/11328/66
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Justina Pais Neto.pdf3.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.