Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/654
Title: Motivação de alunos com e sem utilização das TIC em sala de aula.
Authors: Sobral, Sónia Rolland
Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira
Keywords: Motivação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Sala de aula
Issue Date: 2012
Publisher: Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.
Citation: Menezes, N., & Sobral, S. R. (2012). Motivação de alunos com e sem utilização das TIC em sala de aula. In Conferência anual da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação: actas do CAPSI'12, Guimarães, 2012.
Abstract: A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando a utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral. Ou seja, o estudo tem como objetivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente, os índices de motivação, de concentração, de empenho e se é facilitador na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. Como estudo de caso, a aplicação de um questionário aos alunos do 8º e 9º ano, pretende-se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel ativo e motivador na construção das aprendizagens aquando a utilização das TIC em sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/11328/654
ISBN: 978-972-95246-7-7
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
capsi2012_submission_1.pdf361.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.