Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/651
Title: A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
Authors: Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira
Sobral, Sónia Rolland
Keywords: Motivação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Sala de aula
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Menezes, N.A.P., & Sobral, S.R. (2013). A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação. Revista do DICT, 4, 43-50.
Abstract: A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores, é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando a utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral. Ou seja, o estudo tem como objectivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente, os índices de motivação, concentração, empenho e é facilitadora na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. Como estudo de caso, a aplicação de um questionário aos alunos do 8º e 9º ano, pretende- se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel activo e motivador na construção das aprendizagens aquando a utilização das TIC em sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/11328/651
ISSN: 1647-4023
Appears in Collections:REMIT - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.pdf88.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.