Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/647
Title: B-Learning em disciplinas introdutórias de programação
Authors: Sobral, Sónia Rolland
Keywords: Aprendizagem electrónica
E-learning
Aprendizagem mista
B-learning
Ensino de programação
Algoritmia
Estratégias de e-aprendizagem
LMS
LCMS
MOODLE
Ambientes construtivistas de aprendizagem
CLE
Educational programming
Algorithms
Strategies for e-learning
Issue Date: Mar-2008
Citation: Sobral, S.C.R.L. (2008). B-Learning em disciplinas introdutórias de programação. Porto: Universidade Portucalense. (Tese de Doutoramento). Universidade do Minho. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/647
Abstract: As Tecnologias de Informação e Comunicação já são parte integrante da vida dos cidadãos e dos lares portugueses. A nova era da sociedade do conhecimento conjuga-se na escola com as mudanças do aluno e do seu perfil e o processo de Bolonha. O ensino a distância mediado pela Web e a sua generalização, em particular a aprendizagem mista, b-learning, pelas suas características intrínsecas como o auto-estudo a qualquer hora e em qualquer lugar, o seu carácter motivador, o crescente número de plataformas de suporte, como o MOODLE, e as expectativas de uma aprendizagem colaborativa construtivista, são uma realidade que as nstituições de Ensino Superior têm que tomar em conta. O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da nformática tem uma elevada taxa de reprovações. É um insucesso muitas vezes causador de abandono escolar ou de desmotivação. Porém, pelo seu aspecto propedêutico é uma matéria curricular chave determinante na formação dos alunos e onde o seu desempenho influirá decisivamente no êxito do resto dos estudos da Licenciatura. O b-learning num ambiente construtivista “à Bolonha” aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. A questão fundamental que se põe, particularmente com Bolonha é: esta possibilidade de solução resulta? Diminui o insucesso? Para responder a esta questão realizou-se esta nvestigação que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de nvestigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a nscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao nsucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.Information and Communication Technologies (ICT) are part of everyday life. Computers and Internet connections have already one place at the Portuguese homes. A new knowledge society era combines with the changes in the school of the student and his profile in the Bologna process. The teaching at distance mediated by the Web, in particular b-learning, by its inherent characteristics such as self-study, use of information technology, anytime, anywhere, its induced motivation, a strong interaction with the teacher and the expectations of a collaborative learning, is by now a reality that institutions of higher education have to consider to choose the best way to improve and enhance the teaching-learning process. The disciplines of “introduction to programming” from the first years in Computer Science degrees have a traditional high rate of failure. This is often a future cause of abandonment and lack of motivation. Its appearance in the beginning makes them key curriculum units, which are crucial in the student’s formation. The student performance decisively influences the success of the reminder of their studies of graduation. B-learning in a constructive environment "for Bologna" emerges as a possible solution to this problem. The key question, particularly with Bologna is: this window of opportunity arises? Reduces the failure? To answer that question this research uses the platform MOODLE and is based on the semester discipline or curriculum unit, in the first year, Algoritmia, common to the courses in Computer Science taught at Universidade Portucalense. In the first year of research MOODLE was available to twenty four students in one class out of ninety two students enrolled in the discipline. In the second year studied, all ninety three students enrolled were allowed to use MOODLE and seventy five students did it. This discipline was already included in the Bologna paradigm, with the new approach to education centered on the student and the development of his skills. With many lessons for students, faculty and institutions and it is concluded that the use of an e-discipline has been very successful, either objectively measured by the rates of approval obtained or subjectively by the level of satisfaction of the students involved.
Description: Tese de Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação na Área de Sociedade de Informação, apresentada na Universidade do Minha- Escola de Engenharia.
URI: http://hdl.handle.net/11328/647
Appears in Collections:REMIT - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TDTSI_SoniaRoland.Sobral.pdf5.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.