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Title: A (des)motivação na atividade docente: perspetivas de docentes do ensino secundário, das áreas disciplinares de matemática e educação física.
Authors: Araújo, Andreia Sofia Ramos
Keywords: Motivação docente
Atividade docente
Educação física
Ensino secundário
Matemática
Motivação profissional
Stress no trabalho
Teacher motivation
Teacher activity
Stress at work
Mathematics
Physical education
Secondary schools
TME
Issue Date: Mar-2012
Citation: Araújo, A. S. R. (2013). A (des)motivação na atividade docente: perspetivas de docentes do ensino secundário, das áreas disciplinares de matemática e educação física. Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
Abstract: O tema desta dissertação de Mestrado é A (Des)Motivação na Atividade Docente: Perspetivas de docentes do ensino secundário das áreas disciplinares de Matemática e Educação Física. O projeto aborda a evolução histórica de conceitos a desenvolver ao longo do estudo, como: motivação, satisfação e stress no trabalho. É feita uma abordagem generalista dos conceitos, e são abordadas algumas teorias sobre motivação. Prossegue com a caracterização da profissão de professor ao longo dos tempos em Portugal e com a construção concetual de motivação e bem-estar na atividade docente. Pretendemos, com o presente trabalho de investigação, analisar os níveis de motivação/desmotivação, satisfação/insatisfação, bem/mal-estar e stress dos professores das áreas disciplinares de Matemática e Educação Física do ensino secundário. Aspiramos responder aos seguintes objetivos: Conhecer os fatores envolvidos na (des)motivação e (in)satisfação profissional; entender as relações entre motivação, desmotivação, satisfação, insatisfação bem-estar e mal-estar docente e conhecer a perceção dos professores de Matemática e Educação Física sobre os níveis de stress na profissão docente, relacionando-os com os níveis de (in)satisfação. Para dar resposta aos objetivos definidos, optámos por uma metodologia mista. Como instrumentos de recolha de dados recorremos ao questionário, já validado por Jesus (1996), em Anexo, aplicado a professores do ensino secundário de alguns concelhos dos distritos de Braga e Porto, (n = 61), e a entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos docentes do mesmo nível de ensino e dos mesmos concelhos (n = 6).Relativamente à análise de dados recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo, para os dados quantitativos e qualitativos, respetivamente. A análise permitiu-nos concluir que os professores inquiridos e entrevistados se encontram relativamente motivados, mas denotam sinais de alguma insatisfação e desalento.Pretendemos que os resultados deste projeto de investigação permitam identificar as principais causas de motivação/desmotivação, satisfação/insatisfação, bem/mal-estar e stress dos professores.The topic of this Master’s dissertation is (De)Motivation in teaching: Perspectives of secondary school teachers of Mathematics and Physical Education. The project covers the historical evolution of concepts to be developed throughout the study, such as motivation, satisfaction and stress at work. A general approach to concepts is used, as well as to some theories on motivation. It continues with the characterization of the teaching profession in Portugal over the years and the conceptual construction of teachers’ motivation and well-being. With this research work we intend to analyze the levels of motivation / demotivation, satisfaction / dissatisfaction, well-being / ill-being and stress in teachers of the subject areas of Mathematics and Physical Education in secondary schools. We aim at meeting the following objectives: the agents that contribute to motivate / demotivate teachers; the factors that contribute to their well-being / ill-being and the levels of stress in the teaching profession. We chose a mixed methodology in order to meet the stated objectives. As instruments for collecting data we used the attached questionnaire already validated by Jesus (1996), which was applied to secondary school teachers in some municipalities of the districts of Braga and Porto (n = 60), and interviews, applied to teachers of the same level of education and of the same counties (n = 6). For the data analysis we used statistical analysis and content analysis for the quantitative and qualitative data, respectively. We hope the results of this research project will allow us to identify the main causes for motivation / demotivation, satisfaction / dissatisfaction, well-being / ill-being and stress in teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11328/640
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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