Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/630
Title: Aprender história: a cultura medieval.
Authors: Oliveira, Carla Sofia Freitas
Keywords: Cultura medieval
Educação histórica
Ensino
Alunos
Aprendizagem
Medieval culture
Historical education
Learning
Teaching
Students
TMEHG
Issue Date: Jul-2013
Citation: Oliveira, C.S.F. (2013). Aprender história: a cultura medieval. Dissertação de Mestrado em História e Geografia.
Abstract: Este relatório final de Estágio Pedagógico, apresentado à Universidade Portucalense Infante D. Henrique para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Ensino de História e de Geografia no 3°ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado sob a orientação da Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas e da Professora Doutora Marta Abelha reflete a minha experiência vivenciada ao longo do percurso de formação enquanto estagiária de História na Escola EB 2,3 de Frazão, no ano letivo 2012/2013. O percurso formativo envolveu a concretização de diversas atividades, entre elas: a lecionação a uma turma de sétimo ano, a dinamização de uma palestra. Na lecionação a temática abordada foi a cultura na Idade Média. Fazemos uma descrição e fundamentação teórica das práticas pedagógicas que se desenvolveram em sala de aula. Também apresentamos os dados da investigação que desenvolvemos no âmbito da Educação Histórica, mais especificamente, os dados relativo à percepção dos alunos sobre a História e o seu ensino. A intervenção desenvolvida em contexto escolar permitiu-me concluir que o sucesso da aprendizagem em História está intimamente relacionado com a promoção de uma aprendizagem ativa e significativa e com a valorização das percepções dos alunos. A aposta no desenvolvimento profissional docente, em contexto escolar, com apoio dos colegas, também favorece o sucesso da Educação Histórica. This final report on the Initiation of Professional Practice, presented at the ‘Universidade Portucalense Infante D. Henrique’, in order to accomplish the necessary requirements for the completion of the master’s degree in Teaching History and Geography at the middle and secondary education - and performed under the guidance of Professor Isabel Vaz de Freitas and Professor Marta Abelha - reflects my experience lived by the intern of History at the ‘Agrupamento de Escolas de Frazão’, in the academic year of 2012/2013. The formative process involved many activities, among them: teaching one group of 7th grade; the dynamization of a discussion. The culture of the Medieval Age was the subject matter taught. We made a description and a theoretical basis of the pedagogical practice that we developed in the classroom. We also presented the data of the research that we have developed in Historical Education, more specifically, the data related with the students perception about History and History teaching. The activity developed in school context let me conclude that the success of History learning is closely related to the promotion of an active and meaningful learning and to the worthiness of students´ perceptions. The challenge of the teacher professional development, in an education context, with the colleagues’ support, also favour the success of Historical Education.
URI: http://hdl.handle.net/11328/630
ISSN: Cota: TMEHG 7
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 7(RESUMO).pdf39.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.