Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/619
Title: A plataforma de comunicação e colaboração Live@Edu numa comunidade educativa.
Authors: Ferreira, Maria João, orientador científico
Teixeira, Paulo José Borges
Keywords: Computação na nuvem
Plataforma
Live@Edu
Colaborativo
Cloud Computing
Platform
Collaborative
TMTICE
Issue Date: Apr-2013
Citation: Teixeira, P.J.B. (2013). A plataforma de comunicação e colaboração Live@Edu numa comunidade educativa. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/619.
Abstract: A evolução tecnológica nas últimas décadas tem mudado significativamente os hábitos das pessoas e das organizações. As pessoas passaram a comunicar umas com as outras independentemente do meio físico, permitindo-lhes desenvolver relacionamentos sociais e profissionais inovadores. As organizações refletem também essa evolução tecnológica, quer através da sua estrutura interna, quer através da influência recíproca dos seus colaboradores. A organização do trabalho e da informação dentro das organizações tem vindo a sofrer alterações significativas, a informação passa a estar à distância de um click e o trabalho passa a ser organizado sem um dos seus principais constrangimentos no passado – o meio físico. A Escola como organização especial que é, tendo em atenção todo o seu meio escolar envolvente, não deixa de ser influenciada por esta evolução tecnológica, nomeadamente através dos hábitos adquiridos pelos seus estudantes e colaboradores, que fomentam alterações à sua estrutura organizativa, aos currículos adotados e aos procedimentos enraizados que nem sempre acompanham e refletem esta evolução tecnológica. O surgimento da chamada computação na nuvem e a disponibilização pelo mercado, de plataformas com serviços de utilidade inquestionável e de carácter gratuito para as instituições de ensino, é uma oportunidade para que a Escola alargue o seu espaço de ação e ofereça um outro serviço à comunidade educativa, indo de encontro às expetativas dos “novos” jovens que quando chegam à Escola já possuem um considerável “background” tecnológico. Este trabalho de investigação procurou averiguar qual a influência da plataforma Live@Edu, disponibilizada na nuvem, no desenvolvimento do conhecimento e dos métodos de trabalho, por parte dos estudantes do 9ºano de escolaridade durante o ano letivo de 2011/2012. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos usaram a plataforma como principal suporte de informação e comunicação entre pares e entre estes e os professores, nomeadamente na vertente de trabalho colaborativo, confirmando o interesse e empenho na utilização deste tipo de plataformas. Technological developments in recent decades have significantly changed the habits of people and organizations. People started to communicate with each other regardless of the physical environment, allowing them to develop innovative social and professional relationships. The organizations also reflect these developments, either through their internal structure, either through the interplay of their co-workers. The organization of work and information within organizations has undergone significant changes, the information shall be at a distance of a click and the work organized without one of their main constraints of the past – the physical environment. The School as a special organization, taking into account all its environment, is still influenced by this technological evolution, namely through acquired habits by its students, teachers and staff, who promote changes to its organizational structure, the adopted curriculum and rooted procedures which not always follow and reflect this technological evolution. The emergence of so-called cloud computing and the availability of unquestionable utility services platforms and free for educational institutions, is an opportunity for the School to extend its scope of action and offer another service to the educational community, fulfilling the "new" young people’s expectations, who already have a considerable technological background even before coming to school. This research aimed to investigate the influence of the Live@Edu platform in the development of knowledge and working methods by students from the 9th grade during the school year 2011/2012. The results showed that they used the platform as the main medium of information and communication among peers and between them and the teachers, namely in the aspect of collaborative work, confirming the interest and commitment to the use of such platforms.
Description: Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/619
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMTICE 5.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.