Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/609
Title: O papel do amigo crítico/colaborativo no plano de desenvolvimento do docente/educador de infância.
Authors: Saraiva, Maria Clotilde Gomes
Keywords: Educador de infância
Amigo
Crítico
Supervisão colaborativa
Desenvolvimento profissional
Kindergarten Educator
Critical friend
Collaborative supervision
Professional development
TME
Issue Date: 2013
Citation: Saraiva, M. C. G. (2013). O papel do amigo crítico/colaborativo no plano de desenvolvimento do docente/educador de infância. Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo primordial investigar a função do amigo crítico/colaborativo, no plano de desenvolvimento profissional do educador de infância. A importância desta temática resulta da preocupação de refletir sobre melhoria da qualidade da prática pedagógica dos educadores de infância, uma vez que estes profissionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Como resultado da investigação de cariz qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, constatou-se um reconhecimento, pela larga maioria das entrevistadas, dos benefícios da amizade crítica no desenvolvimento profissional dos docentes, o que veio corroborar, que o amigo crítico permite melhorar a prática pedagógica dos educadores, através de uma reflexão conjunta baseada num diálogo constante e uma crítica construtiva.The present study had the primordial objective to investigate the function of the critical/collaborative friend in the professional development of the kindergarten educator. The importance of this issue results from a concern to reflect on improving the quality of teaching practice in kindergarten, since these professionals play a key role in the development of children. As a result of the nature of qualitative research, conducted through interviews, it was found a recognition, by the large majority of the interviewees, of the benefits of critical friendship in the professional development of teachers, which corroborated that the critical friend can improve the teaching practice of the educators, through a joint analysis based on constant dialogue and constructive criticism.
URI: http://hdl.handle.net/11328/609
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 496.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.