Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/6
Title: O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
Authors: Souto, Sónia Sofia Silva Ferreira
Keywords: Leitura
Desenvolvimento da leitura
Investigação/acção
Leitura extensiva
TME
Issue Date: 2007
Citation: Souto, S. S. S. F. (2007). O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Pretendeu-se com este estudo salientar a importância da leitura e intervir na promoção e no desenvolvimento desta competência essencial e imprescindível a todos os cidadãos. Analisámos a leitura quanto aos seus modelos de compreensão, bem como a sua finalidade. Abordámos as várias teorias de aprendizagem relacionando-as com a aprendizagem da leitura, expondo algumas estratégias para esse fim. Destacou-se a importância da escola que, de acordo com os princípios que orientam a acção educativa e o papel fundamental dos professores, contribuem para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura, competência fundamental para o sucesso do aluno. Tendo em vista esse sucesso, procurou-se definir algumas das mais importantes estratégias de promoção do desenvolvimento da leitura em contexto de sala de aula. Desta forma, planificou-se e implementou-se uma actividade de leitura: o Clube da Leitura Silenciosa, visando o desenvolvimento da leitura extensiva, em sessões de leitura silenciosa de obras infantis de qualidade e interesse para os leitores. Este projecto de investigação – acção foi implementado numa turma de 3º ano, turma experimental, tendo-se comparado os dados obtidos pelos vários instrumentos, com os dados de uma turma de controlo, não sujeita ao projecto. Desta forma, e sendo uma investigação – acção com um desenho quasi – experimental, recorreu-se à utilização de instrumentos de investigação qualitativa e quantitativa, sendo utilizados: questionários, composições e a técnica de leitura - o cloze. Acreditamos que este estudo possa, de alguma forma, favorecer a reflexão sobre esta temática, contribuindo para possíveis alterações nas práticas educativas com a finalidade de promoção da leitura, nomeadamente, a leitura extensiva, a nível do 1ºciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/11328/6
ISSN: Cota: TME 413
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tme 413.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.