Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/59
Title: Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.
Authors: Nunes, José Manuel Mendes Alves
Keywords: Inclusão
Deficiência Visual
Adaptações curriculares
TME
Issue Date: 2012
Citation: Nunes, J. M. M. A. (2012). Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Durante as últimas décadas registou-se uma mudança no modo como se perceciona o direito à educação das crianças com NEE, dando origem à conceção da escola inclusiva, numa perspetiva de Escola para Todos. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil a inclusão de crianças e jovens com NEE no ensino regular. O nosso trabalho «Inclusão de alunos portadores de Deficiência Visual nas aulas de Educação Física», tem como objetivos atenuar barreiras existentes nas aulas de Educação Física implementando práticas e atividades de modo a construir aulas inclusivas, criando uma dinâmica entre todos os elementos que fazem parte da turma. Com a realização deste trabalho concluímos que a inclusão destes alunos nas aulas de Educação Física traz vantagens tornando-se um modelo educacional eficaz para toda a comunidade, designadamente para os alunos com deficiência visual e todos os outros alunos, assim como para os professores do ensino especial e professores do ensino regular, permitindo o desenvolvimento de uma maior compreensão das capacidades e potencialidades dos alunos com Deficiência Visual. During the last decades there has been a change in how we perceive the right to education of children with SEN, giving rise to the concept of inclusive school, in a perspetive of School for All. However, we know that is not always easy to include children and young people with SEN in regular education. Our work «Inclusion of patients with Visual Impairment Students in Physical Education classes» aims to alleviate barriers in physical education classes implementing activities and practices in order to build inclusive classes, creating a dynamic between all the elements that are part of the class. With this work we conclude that the inclusion of students in physical education classes has advantages becoming an effective educational model for the entire community, particularly for students with visual impairment and all other students, as well as special education teachers and regular teachers, allowing the development of a greater understanding of the capabilities and potential of students with Visual Disabilities.
URI: http://hdl.handle.net/11328/59
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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