Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/585
Title: Estudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores.
Authors: Pinto, Isabel Pereira, orientador científico
Baptista, Maria Aurora de Lima
Keywords: Sobredotação
Talento psicomotor
Perfil psicomotor
Caraterísticas
Educação física
Giftedness
Talent psychomotor
Profile psychomotor
Features
Physical Education
Issue Date: 2012
Citation: Baptista, M.A.L. (2012). Estudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores. (Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/585.
Abstract: O presente estudo follow-up visa caracterizar um grupo de talentos psicomotores dos 0 aos 20 anos de idade, dando continuidade à nossa dissertação de mestrado, Estudo das características de um grupo de talentos psicomotores (Baptista, 2002). Iniciamos a nossa investigação pela revisão da literatura, partindo da generalidade do tema (sobredotação) para o particular, (sobredotados psicomotores). A metodologia do estudo assume uma amostra que é constituída pelos mesmos 11 elementos que constituíram a amostra do nosso primeiro estudo (Baptista, 2002). O protocolo de recolha de informação baseou-se nos registos biográficos dos elementos da amostra e inquérito. Procedeu-se a uma análise qualitativa, quantitativa e comparativa dos dados obtidos com as informações recolhidas bibliograficamente de outros grupos de sobredotados. As principais conclusões deste estudo indicam que os talentos psicomotores apresentam desenvolvimento psicomotor precoce a nível das aquisições da área de postura e motricidade global, quociente de inteligência médio-superior, elevada auto estima, perfil psicomotor hiperpráxico, lateralidade manual dominante dextra e sucesso escolar. São academicamente ativos e caraterizam-se por terem pensamento organizado, iniciativa e autonomia funcional, fixação de critérios e objetivos da tarefa, criatividade, e versatilidade de interesses. São enérgicos e ativos, com tendência para se levarem muito a sério e iniciarem as próprias actividades. Têm sucesso com os pares e gostam de se relacionar com pessoas mais velhas. Revelam prestação excelente nas áreas de linguagem, comunicação e expressão, matemática, ciências e habilidades manuais. Demonstram excecionalidade na disciplina de Educação Física, mantendo uma prática desportiva regular até ao presente momento. This follow-up study aims to characterize a group of psychomotor skills people from 0 to 20 years old, continuing our dissertation, Estudo das características de um grupo de talentos psicomotores (Baptista, 2002). We started our investigation by reviewing the literature, based on the general theme (giftedness) to the particular (gifted psychomotor). The methodology takes a sample that is formed by the same 11 elements which composed the sample of our first study (Baptista, 2002). The information protocol retraction was based on the biographical files and inquiry. We made a qualitative, qualitative and comparative analysis of the given collected information from other groups of gifted. The main conclusions of this study show that the talented ones point out to early psychomotor development what concerns to acquisitions in the area of stance and gross motor control, average superior intelligence quotient, high self-esteem, hyper praxis psychomotor profile, dominant right hand handedness and school success. They are academically active, and featuring up to have organized thinking, initiative and functional autonomy, establishing criteria and gool of the task, creativity and interests versatility. They are energetic and active, with a tendency to take themselves too seriously, and begin their own business (activities). They have success with peers and like to establish relationships with the older ones. They show excellent performance in the areas of language, communication and expression, math, science and craftsmanship. They are excellent in Physical Education, keeping a regular sport activity up to now.
URI: http://hdl.handle.net/11328/585
Appears in Collections:INPP - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TDE 12.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.