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Title: Efeitos das ferramentas de eLearning na aprendizagem dos estudantes da área da saúde (no Ensino Superior).
Authors: Jesus, Rui Alberto Ferreira
Keywords: Ferramentas de eLearning
Blended learning
Moodle
Screencasts
Estudantes do ensino superior de saúde
Issue Date: 2009
Citation: Jesus, R.A.F. (2009). Efeitos das ferramentas de eLearning na aprendizagem dos estudantes da área da saúde (no Ensino Superior). (Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: O objectivo desta tese consiste em identificar os efeitos das ferramentas de eLearning na aprendizagem dos estudantes da área da saúde (no ensino superior). Para tal, um conjunto desse tipo de estudantes foi exposto a várias ferramentas de eLearning (agrupados em screencasts das aulas e recursos/actividades presentes numa plataforma Moodle), a par com alguns modelos de ensino presenciais, para medir e comparar a percepção de eficácia e de preferência atribuída a cada uma dessas estratégias de aprendizagem (presenciais e à distância). Através de um estudo de investigação-acção, essas estratégias foram utilizadas numa disciplina leccionada em regime de blended learning, num instituto politécnico privado, no ano lectivo 2007/08. Essa disciplina tinha como principal objectivo formar os estudantes para conduzirem projectos de investigação nos seus domínios de actuação. Os dados foram recolhidos através de um questionário respondido pelos estudantes e complementados pelas suas classificações à disciplina, além da análise dos registos: de acesso ao Moodle e de assiduidade às aulas. Para analisar esses dados foram utilizados diferentes tipos de análises estatísticas, como sejam a análise descritiva – univariada e bivariada – e a análise de clusters. Os resultados identificaram vários efeitos das ferramentas de eLearning sobre a aprendizagem dos estudantes, com destaque para a melhoria das suas classificações. Mostraram também que os screencasts das aulas foram, destacadamente, tanto a ferramenta de eLearning mais eficaz, como a preferida para a aprendizagem destes estudantes. No entanto, as preferências dos estudantes estão relacionadas com os seus perfis de desempenho escolar. The aim of this thesis is to identify the effects of eLearning tools in the learning experience of undergraduate health students. In order to do so, a set of this type of students was exposed to some eLearning tools (grouped into screencasts and Moodle’s resources/activities), and to some face-to-face models of teaching. The idea was to measure and compare the perceptions of effectiveness and of preference attributed to each and every one of these learning strategies (both face-to-face and of distance education). Those strategies were used in a blended learning course on conducting research projects. The thesis was based on an action research study conducted in a Portuguese private polytechnic school, with students which initiated their first year of higher education in 2007/2008. The data collection methods included a questionnaire answered by the students, their grades during the experiment and the Moodle’s log file analysis, as well as attendance to classes. To analyze these data different types of statistical analyses had been used, such as descriptive statistics–univariate and bivariate–and clusters analysis. The findings revealed several effects of eLearning tools in the learning experience of the students; the most relevant was their grades’ improvement. They also showed that screencasts were considered, by far, both the most effective tool and the preferred one, for the learning of these students. However, the findings suggested that the students’ preferences are related with their academic performance profiles.
URI: http://hdl.handle.net/11328/582
Appears in Collections:INPP - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

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