Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/58
Title: A participação dos pais no jardim-de-infância.
Authors: Carvalho, Sandra Oliveira Vaz
Keywords: Jardim-de-infância
Educação das crianças
Educação pré-escolar
TME
Issue Date: 2008
Citation: Carvalho,S. O. V.(2008). A participação dos pais no jardim-de-infância. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: A participação dos pais no Jardim-de-Infância tem sido alvo da reflexão de vários investigadores. Os profissionais ligados à educação pré-escolar referem o envolvimento da família na educação das crianças, seja para lhes salientar a importância e premência, seja para criticar a sua ausência. Neste estudo, a pergunta de partida foi: Qual é a opinião dos pais quanto à sua participação no Jardim-de-Infância dos filhos? Os principais objectivos definidos procuraram conhecer a opinião dos pais quanto à sua participação no Jardim-de-Infância dos filhos, identificar as vantagens de uma participação efectiva e propor alternativas de envolvimento parental. Optámos pelo modo de investigação estudo de caso, utilizando uma estratégia multimétodo. O método nuclear teve por base o inquérito por questionário. O método complementar consistiu na análise de narrativas acerca da experiência de participação dos pais. Com o nosso estudo verificámos que a nossa amostra demonstra um grau de satisfação muito elevado com o Jardim-de-Infância, associado ao facto de terem um nível de participação que está acima das suas expectativas. Utilizámos a tipologia de Joyce Epstein (1984) e concluímos que as duas primeiras tipologias de participação (obrigações básicas no Jardim-de-Infância e da família) são as mais frequentes. Ficou também comprovado que os pais acreditam que a sua participação é valorizada pelos filhos e que melhora a comunicação, o que se vem a repercutir no desenvolvimento das crianças e na sua aprendizagem. A iniciativa para a participação é um aspecto fundamental para a concretização do envolvimento dos pais e estes reconhecem que a iniciativa tem sido do Jardim-de-Infância. A análise bivariada permitiu-nos concluir que existe um forte nível de significância entre a participação dos pais e o grau de satisfação com o Jardim-de-Infância, a idade dos pais, os vários tipos de participação, a valorização que os filhos fazem, a melhoria da comunicação e a iniciativa. Os resultados obtidos levam-nos a concluir que a participação dos pais é um elemento fundamental no Jardim-de-Infância, pelo que terminámos a nossa tese propondo várias estratégias para a promover.
URI: http://hdl.handle.net/11328/58
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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