Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/542
Title: Retratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário.
Authors: Sobral, Sónia Rolland, orientador científico
Pinto, Teresa Margarida Lima Vieira
Keywords: Tecnologia da informação
Sociedade do conhecimento
Sociedade da informação
Potencialidades pedagógicas
Teoria de aprendizagem
Modelos de ensino-aprendizagem
Formação em TIC
TMTICE
Issue Date: 2012
Citation: Pinto, T.M.L.V. (2012). Retratar o contexto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário: Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do ensino secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/542.
Abstract: Esta dissertação analisa a realidade de uma Escola Secundária do Concelho Gondomar, Freguesia de Valbom, relativamente ao equipamento das escolas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a sua utilização pelos professores e a importância que os docentes atribuem à formação nesta área. Como componente teórica, aborda-se a relação entre a Sociedade do Conhecimento e a Sociedade da Informação, seguindo-se uma análise sobre a integração das TIC na Educação e qual a sua evolução no Ensino Português. Foram abordados também os objetivos das TIC no Ensino Secundário e qual a utilização/valorização que é dada às novas tecnologias nas diferentes áreas curriculares. Em seguida, faz-se referência às potencialidades pedagógicas das TIC e ao papel desempenhado pelo aluno e pelo professor no meio escolar. Por último, aborda-se a influência das principais teorias de aprendizagem, das teorias comportamentalistas, das teorias cognitivistas e das teorias construtivistas, e quais as suas influências nos modelos de ensino-aprendizagem, centrados nos professores ou nos alunos. Para componente prática, foi construído um questionário utilizado como ferramenta principal no processo de recolha de dados. Esse questionário foi dirigido a todos os professores que fazem parte do corpo docente da Escola Secundária de Valbom. Para a realização do inventário dos equipamentos que a escola possui, foi-me facultado um inventário de todos os equipamentos tecnológicos existentes na respetiva escola. A análise desse inventário evidenciou, que a escola possui uma grande quantidade e diversidade de equipamentos, permitindo assim que os seus docentes os usem de forma regular quer na planificação e preparação de aulas, quer em ambiente curricular. No entanto, a escassa quantidade de alguns equipamentos nas salas de aula não possibilita a utilização mais frequente das TIC em ambiente sala de aula. O interesse demonstrado pelos professores em aprenderem mais sobre as aplicações das TIC e a existência de atitudes positivas na sua utilização, demonstram que estes continuam recetivos em integrar as TIC nas suas práticas de ensino. Para que estas atitudes positivas se mantenham é necessário apostar em formação inicial ou contínua, que permita elevar o grau de conhecimento dos professores nesta área.
Description: Dissertação de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/542
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMTICE 2.pdf3.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.