Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/538
Title: O b-learning como auxiliar no ensino/aprendizagem de uma disciplina de Electrónica de um Curso Profissional.
Authors: Pimenta, Pedro Cravo, orientador científico
Lopes, João Manuel dos Santos
Keywords: B-learning
Blogue
E-learning
Electrónica
Moodle
Web 2.0
Educação
TMI
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Lopes, J.M.S. (2009). O b-learning como auxiliar no ensino/aprendizagem de uma disciplina de Electrónica de um Curso Profissional. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/538.
Abstract: O ensino secundário em Portugal tem assistido, nos últimos anos, a alterações curriculares profundas que se consolidaram, entre outros aspectos, na criação e expansão de Cursos Profissionais no Ensino Secundário. Estes cursos fazem parte da estratégia implementada pela tutela como resposta aos níveis crescentes de insucesso e abandono escolar, e que se traduziam no abandono do sistema escolar por parte de jovens desprovidos dos conhecimentos julgados necessários à sua inserção plena no mundo do trabalho. Um Curso Profissional pode ser resumidamente descrito como uma modalidade de educação inserida no ensino secundário e que está predominantemente orientado para a vida activa. A aprendizagem valoriza essencialmente o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão e tem como destinatários os jovens que, tendo concluído o 9º ano de escolaridade ou equivalente, procuram um ensino prático, voltado para o mundo do trabalho. Um dos cursos com maior procura é o Curso Profissional de “Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos” e, neste Curso, uma das disciplinas em que os formandos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem é a de “Electrónica Fundamental”. Como formador desta disciplina, tenho reparado que as dificuldades de alguns alunos se devem ao facto de alguns possuírem poucos hábitos de estudo, fraca propensão para a aplicação da Matemática (a iliteracia matemática é, como se sabe, um problema transversal ao Ensino Secundário) aos circuitos eléctricos e electrónicos e, especialmente, escassa motivação para a aprendizagem. Por outro lado, devido aos constrangimentos enunciados anteriormente e à existência de um programa emanado do Ministério da Educação invulgarmente extenso e ambicioso, a carga horária semanal disponível revela-se manifestamente insuficiente. É necessário que os alunos aprendam melhor e mais rapidamente, aumentados os seus níveis motivacionais. Uma estratégia de ensino a implementar, e utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação, poderia passar pela implementação de um sistema “híbrido” de aprendizagem, utilizando um sistema L.M.S., o “Moodle” e uma ferramenta da Web 2.0, neste caso um blog. Os resultados dessa experiência serão explicitados neste trabalho. Secondary Education in Portugal has gone through deep curricular changes for the past years. Among other aspects, these changes have been consolidated in the creation and spread of professional courses in Secondary Education. These courses are part of the strategy implemented by the education authority in response to the increasing levels of school failure and school abandon. The school early leavers lack the necessary knowledge for their complete and full integration into the world of work. A Professional Course can be briefly described as a mode of education included in Secondary Education and it is primarily targeted to active life. Here learning essentially values the development of skills for the practice of a job. It is addressed to young people who have completed the 9th grade or equivalent and are looking for a practical teaching towards the world of work. One of the most wanted courses is the Professional Course "Management of Hardware Technician”. In this course one of the subjects in which students show more learning difficulties is “Basic Electronics ". As a teacher of this subject I have noticed that the difficulties of some students are due to lack of study habits or show little interest for the application of mathematics (the mathematical illiteracy is still a cross, current and very well-known problem in Secondary Education). They also show difficulties in electrical electronic circuits and mostly they have little motivation for learning. On the other hand, due to the constraints mentioned before and the existence of an extensive and ambitious program issued by the Ministry of Education, the few weekly hours available, it is clearly inadequate. It is necessary that students learn better and faster, increasing their motivational levels. A strategy to implement in this level of education could go through the implementation of a "hybrid" learning methodology, using the Communication and Information Technologies – by means of an LMS system, the "Moodle" and a Web 2.0 tool, a blog. The results of this experiment will be explained in this research work.
Description: Dissertação de Mestrado em Informática Educacional.
URI: http://hdl.handle.net/11328/538
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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