Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/532
Title: O ensino da geometria no 10.º ano.
Authors: Sousa, Ana Júlia Malheiro Viamonte Figueira, orientador científico
Rodrigues, Maria Ermelinda Guedes
Keywords: Matemática
Tecnologias
Geometria
Quadros interativos
Geometria dinâmica
Aplicações dinâmicas
Novas metodologias
Funções
Modelação
TMMAT
Issue Date: 2012
Citation: Rodrigues, M.E.G. (2012). O ensino da geometria no 10.º ano. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/532.
Abstract: Entre os múltiplos fatores que influenciam a atividade docente, a preocupação contínua em encontrar as melhores respostas às dificuldades evidenciadas pelos alunos assume um papel fundamental. No que se refere à disciplina de Matemática, a transição do ensino básico para o ensino secundário é um momento da vida dos alunos em que surgem muitas dificuldades. Duma forma geral, algumas das dificuldades sentidas pelos alunos na disciplina de Matemática, resultam das diferenças metodológicas aplicadas nos dois ciclos de ensino e dos hábitos de trabalho indispensáveis no ensino secundário que muitos alunos não desenvolveram no ensino básico. Sob um ponto de vista mais específico, e no caso particular do ensino da Geometria, as dificuldades dos alunos são muito acentuadas, talvez devido à abstração necessária na visualização no espaço e representação deste no papel (em duas dimensões). Este trabalho foi desenvolvido com três turmas do 10º ano, tendo em vista a experimentação e rentabilização sob o ponto de vista didático, de diversas ferramentas tecnológicas, tentando aferir a sua influência nas aprendizagens dos alunos. São apresentados exemplos de propostas de tarefas ou explorações de aplicações dinâmicas integradoras de recursos tecnológicos atuais, como por exemplo os quadros interativos, software de geometria dinâmica e calculadora gráfica, que foram utilizados como material de apoio na lecionação da disciplina de Matemática, nas três turmas referidas. As propostas, intencionalmente diversificadas, procuraram proporcionar conexões da Geometria com outros temas, nomeadamente Funções e modelação matemática. A apresentação das propostas é acompanhada de uma reflexão sobre as mais-valias e os constrangimentos sentidos na sala de aula. Seguindo uma metodologia de investigação-ação, pretendeu-se perspetivar a eficáciada integração de novas tecnologias na prática letiva, através da observação e análise das reações dos alunos face à utilização deste tipo de recursos. Nesta análise estão subjacentes aspetos de natureza motivacional, de interpretação e compreensão, procurando ter uma perceção mais realista dos efeitos facilitadores do uso da tecnologia no ensino da Geometria.
Description: Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/532
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMMAT 123 .pdf4.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.