Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/527
Title: O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
Authors: Garcia, Luis Manuel Mendes
Keywords: Copy/past
TIC's
Computador
TMI
Issue Date: 2009
Citation: Garcia, L.M.M.(2009). O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
Abstract: A mediatização das TIC na vivência do nosso quotidiano, leva a que estas também funcionem enquanto influência, nomeadamente ao nível da aprendizagem. Neste sentido, importa efectuar uma reflexão acerca da utilização que está a ser dada às TIC, mais concretamente à WWW, em termos pedagógicos. A revisão da literatura permitiu verificar que foram já desenvolvidos alguns estudos, quer a nível nacional, quer a nível internacional, para a implementação das TIC e da WWW nas escolas, bem como acerca da pertinência pedagógica da sua operacionalização em ambiente de formação. Do mesmo modo, pudemos constatar da existência de alguns constrangimentos, sentidos pelos intervenientes no processo de ensino/aprendizagem, perante estas novas tecnologias. Com base neste enquadramento teórico, consideramos importante conhecer que utilização é dada ao computador pelos formandos, assim como da relação que possa advir da integração da WWW em ambiente de formação, no que ao plágio concerne. Para tal, foi realizada uma investigação com base num questionário (Anexo 1) destinado aos formandos, e em duas grelhas de observação (Anexos 2 e 3), cuja análise dos dados procurou dar resposta às questões de investigação formuladas. Desta análise sobressai que os formandos utilizam o computador com fins lúdicos, mas também para a realização dos seus trabalhos escolares. Os resultados revelam ainda que embora os formandos recorram ao plágio para a realização dos referidos trabalhos, tal se deve, não a uma vontade consciente, mas sim, a um desconhecimento das formas que lhes possibilitarão evitar fazer um “copy/paste”. The integration of the ICT in all the aspects of our daily lives implies that these will have influence at an educational level. Therefore, it is essential to reflect on the use that is being given to the ICT, more specifically to the WWW, in pedagogical terms. The literature review showed that some studies have already been developed, either nationally or internationally, for the implementation of the ICT and the WWW in schools as well as for their educational relevance. In the same way, we were able to verify the existence of some constraints, felt by the actors of the teaching-learning process, as far as these new technologies are concerned. Based on this theoretical framework, we find it relevant to study the use given to the computer by the trainees. We also intend to study the relationship that might result from the integration of the ICT in the training environment, as far as plagiarism is concerned. In order to do so, we conducted a research based on a questionnaire (Attachment 1) to be answered by the trainees and on two scales of observation (Attachments 2 and 3) whose data analysis sought to answer the research questions that had been made. This analysis led us to the conclusion that the trainees use the computer not only for entertainment purposes but also for the completion of their assignments. The results also showed that the trainees plagiarise not due to a conscious will, but to a complete unawareness of how to avoid doing a “copy/paste”.
URI: http://hdl.handle.net/11328/527
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMI 23.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.