Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/524
Title: Impacto do projeto e-escolinha.
Authors: Cruz, Teresa Alexandra dos Santos
Keywords: Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação
Projeto e-escolinha
Computador portátil Magalhães
TMTICE
Issue Date: 2012
Citation: Cruz, T.A.D. (2012). Impacto do projeto e-escolinha. Dissertação de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
Abstract: Nos inícios do século XIX, entre 1808 e 1830, coexistiam no espaço que atualmente corresponde ao concelho de Tarouca, três concelhos: Tarouca, Ucanha, Várzea da Serra. Tarouca era um concelho senhorial, pertencente aos Condes de Tarouca, donatários da vila, por sua vez Ucanha e Várzea da Serra eram concelhos régios. A forma de eleição do executivo camarário tarouquense, em particular dos Vereadores e Procurador, ao contrário do que se regista na grande maioria dos concelhos, não evolui para o sistema de eleição por pautas, mas mantém o sistema de eleição por pelouros. Os escolhidos para o desempenho das funções de Vereador e Procurador encontram-se também presentes noutros cargos de prestígio à escala local. Os concelhos da Ucanha e Várzea da Serra são semelhantes no que respeita à jurisdição. Ambos são concelhos régios, e no que respeita à forma de eleição, ambos utilizam a eleição por pautas de apuramento e nomeação régia. O papel de relevo nestes concelhos pertence aos Informadores e aos Eleitores, que várias vezes se repetem no exercício destas funções e que têm a possibilidade de controlar todo o processo eleitoral e a própria composição do senado. Ao nível socio profissional dos detentores dos cargos camarários regista-se uma diferença entre os concelhos da Ucanha e de Várzea da Serra: enquanto no primeiro predominam as ocupações ligadas à estrutura militar, no segundo predominam as profissões ligadas à terra, em particular os lavradores.
URI: http://hdl.handle.net/11328/524
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMTICE 4.pdf3.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.