Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/510
Title: Implementação de uma plataforma integrada de sistemas de gestão de conteúdos e aplicações web 2.0 para instituições de ensino superior.
Authors: Oliveira, Lino Rui dos Santos
Keywords: Sistemas de gestão de aprendizagem (LMS)
Ambientes pessoais de apredizagem (PLE)
Portefólios electrónicos (e-portefólios)
Web 2.0
E-learning
Ensino superior
TDI
Issue Date: 2011
Citation: Oliveira, L.R.S. (2011). Implementação de uma plataforma integrada de sistemas de gestão de conteúdos e aplicações web 2.0 para instituições de ensino superior. (Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: O Ensino Superior está a sofrer uma grande transformação motivada pela adequação dos cursos ao Processo de Bolonha e pelas recomendações da UNESCO. A mudança em curso visa um ensino baseado na aquisição de competências, centrado no estudante e potenciado pela utilização das novas tecnologias, numa perspectiva de criação de condições para uma maior mobilidade, empregabilidade e aprendizagem ao longo da vida. O objectivo principal desta tese é propor um modelo de organização de ambientes de aprendizagem e uma plataforma integrada de aplicações que permitam a utilização de aplicações e práticas Web 2.0 nas actividades lectivas e de avaliação, na infra-estrutura da Instituição de Ensino Superior e de modo integrado com o sistema de gestão de aprendizagem, e que garantam a segurança dos conteúdos criados e a sua preservação para memória futura. A implementação das propostas apresentadas possibilita aos estudantes a criação e gestão de ambientes pessoais de aprendizagem, configurados em função das unidades curriculares frequentadas, integrando conteúdos criados e sujeitos a avaliação e complementados com outros disponíveis na Internet. Oferece, também, funcionalidades para gestão de portefólios electrónicos e curriculum vitae. Os estudantes obtêm, assim, melhores condições para exercer a responsabilidade de conduzir o seu percurso de aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/11328/510
Appears in Collections:REMIT - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TDI 3.pdf8.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.