Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/51
Title: A formação de professores em administração escolar e o exercício de funções de direcção.
Authors: Lucas, Fernanda Ambrósio de Carvalho
Keywords: Gestão escolar
Administração escolar
Directores escolares
Planificação da Educação
TME
Issue Date: 2006
Citation: Lucas, F. A. C. (2006). A formação de professores em administração escolar e o exercício de funções de direcção. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: O trabalho de investigação incidirá sobre a importância que a formação na área da administração escolar assume para o desempenho das competências dos directores e gestores escolares. Para o efeito desenvolveremos um estudo que incidirá sobre as representações que estes profissionais têm sobre a problemática evidenciada. O primeiro ponto designado de enquadramento teórico, incidirá sobre abordagens diversas como a escola enquanto organização educativa e as principais teorias organizacionais daí decorrentes. Analisaremos ainda o processo de gestão e administração escolar destacando a importância da gestão nas organizações aprendentes e os mecanismos de gestão estratégica. Focaremos também a importância da motivação para o corpo docente, referenciando a crise das motivações profissionais, assim como alguns estudos sobre esta mesma problemática. Num último ponto e constituindo o cerne da mesma investigação desenvolveremos a temática da formação de professores nos modelos actuais de ensino, destacando a evolução, profissionalização e formação da carreira docente, assim como a importância da formação contínua de professores. Numa segunda parte designado de investigação empírica iremos desenvolver um estudo que caracterizamos como qualitativo. Neste estudo serão entrevistados professores de escolas do 2º. ciclo de ensino que exercem funções de direcção (presidentes do conselho directivo/ executivo) com formação e/ ou sem formação em administração escolar no distrito de Viseu, assim como directores de centros de formação especializada de professores. Para o desenvolvimento do estudo na sua dimensão prática iremos recorrer à utilização de entrevistas semi-estruturadas.
URI: http://hdl.handle.net/11328/51
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 305.pdf765.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.