Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/5
Title: Insucesso na matemática no 3º Ciclo: causas e estratégias de combate.
Authors: Filipe, Sara Filipa Patrão Peres
Keywords: Insucesso escolar
Matemática
Insucesso escolar - matemática
TME
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: FILIPE, Sara Filipa Patrão Peres (2007). Insucesso na matemática no 3º Ciclo: causas e estratégias de combate. Porto: Universidade Portucalense. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: Sendo o insucesso escolar na matemática um tema actual, reconhecido por todos e com frequência pela comunicação social (épocas de exames, análise de resultados dos mesmos, das provas de aferição e doutros estudos), pareceu-nos pertinente fazer uma investigação sobre a problemática do insucesso escolar na Matemática no terceiro ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procuramos reflectir e investigar sobre as principais causas do insucesso na disciplina de Matemática, não nos limitando a identificá-las, mas também procuramos avaliar quais as estratégias que a escola e os professores adoptam para o combater. Delimitamos como objecto de estudo os alunos que frequentam o 3º ciclo do Ensino Básico, inquirindo-os, bem como inquirindo os professores que leccionam Matemática nas escolas do concelho de Esposende. É feita uma abordagem teórica fundamentada na perspectiva de alguns investigadores articulada com o estudo empírico realizado junto de alunos e professores. Optámos pela apresentação de inquéritos por questionário e por entrevista estruturados tendo em conta os objectivos e as hipóteses, de modo a recolher indicadores das causas do insucesso e de estratégias para o seu combate. Da análise dos dados recolhidos, apresentamos as conclusões e sugestões que as escolas, os professores, os alunos e a sociedade devem ter presentes para combater o insucesso na disciplina de Matemática. Após reflexão poderemos concluir que os objectivos pretendidos foram atingidos e as hipóteses foram total ou parcialmente confirmadas. Terminamos o trabalho com a certeza de que não se deve desistir de lutar contra o insucesso. O papel do professor será gratificante se a sua prática, motivação, empenho, trabalho individual e cooperativo contribuírem para melhorar a aprendizagem e a imagem da Matemática junto dos alunos.
Description: Nenhum
Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/5
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 325 - metodologia.pdf870.35 kBAdobe PDFView/Open
TME 325 - Introdução.pdf652.3 kBAdobe PDFView/Open
TME 325 - enquadramento teorico.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
TME 325 - c-res-siglas.pdf661.38 kBAdobe PDFView/Open
TME 325 - Conclusão.pdf461.14 kBAdobe PDFView/Open
TME 325 - Capa.pdf278.27 kBAdobe PDFView/Open
TME 325 - bibliografia.pdf781.5 kBAdobe PDFView/Open
TME 325 - Anexo.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
1_TME 325 - metodologia.pdf870.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.