Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/475
Title: Das Tecnologias com fios ao Wireless: implicações no trabalho escolar individual e colaborativo em pares.
Authors: Moura, Adelina
Carvalho, Ana Amélia Amorim
Keywords: Tecnologias da informação (TIC)
Aprendizagem
WIRELESS
Ensino colaborativo
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Moura, A. & Carvalho, A. (2007). Das tecnologias com fios ao Wireless: implicações no trabalho escolar individual e colaborativo em pares. In P. Dias, et al. (eds), V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2007) (pp. 104-117). Universidade do Minho, Braga.
Abstract: As TIC estão a transformar a maneira de ensinar e de aprender. Em contrapartida, ainda não é consensual que as TIC transformem os modos de aprendizagem. Com as TIC a informação está disponível a todos, podendo ser acedida, em qualquer lugar e a qualquer hora. Assiste-se ao surgimento de um novo paradigma, possibilitado pelo desenvolvimento das tecnologias móveis e baseado nas tecnologias sem fios. Se até agora se tem privilegiado o elearning e o b-learning, o m-learning será o futuro. Com a mobilidade que os dispositivos móveis permitem a aprendizagem torna-se cada vez mais móvel. Estas considerações levaram-nos a realizar um estudo piloto que nos permitisse analisar as implicações que o uso de um computador fixo e de um computador portátil, ambos com ligação à Internet, têm na aprendizagem individual e colaborativa dos alunos e na sua atitude perante a escola. ICT have just transformed the way of teaching and learning. Nevertheless, there is no consensus that ICT will transform the way of learning. With the Internet the information is available to everyone, it can be reached anywhere and at any time. We attend the emergence of this new paradigm, only possible by the development of the mobile technologies based on wireless technologies. If until now e-learning and b-learning were privileged, m-learning will be the next issue. With the mobility allowed by mobile devices learning becomes increasingly mobile. These considerations led us to make one pilot study which enabled us to analyze the implications of the use of the desktop PC and the laptop, both with access to the Internet, have in the pupils’ individual and collaborative learning and in their attitude to the school.
URI: http://hdl.handle.net/11328/475
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAS TECNOLOGIAS COM FIOS.2007.pdf332.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.