Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/4647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, José Carlos-
dc.date.accessioned2023-01-20T14:33:12Z-
dc.date.available2023-01-20T14:33:12Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationTeixeira, J. C. (2017). ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV. CEM: Cultura, Espaço & Memória, (8), 51-60. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4647pt_PT
dc.identifier.issn2182-1097-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4647-
dc.description.abstractA partir de uma primeira reflexão acerca da lírica amorosa em médio -alto -alemão, o ‘Minnesang’, pretende -se com o presente artigo entender a vertente epistolográfica que a esta tradição poderá estar associada. A análise focar -se -á essencialmente nas canções que representam uma vertente mais alta e cortês da dimensão da ‘minne’, a ‘hohe Minne’, deixando então espaço para uma reflexão acerca das possibilidades de violação de condutas sociais: tendo em conta que esta tradição sobrevive de confrontos socialmente estabelecidos entre afastamento/proximidade, comunicação/falta desta, assume -se a carta como um motivo de particular interesse, uma vez que permite a transgressão do silêncio sem que este seja, de facto, verdadeiramente transgredido. Para tal, proceder -se -á à leitura de ‘Minnesänger’ canónicos como Friedrich von Hausen e Hartmann von Aue, mas também de outros como Johannes Hadlaub, Der Taler e Mönch von Salzburg.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to provide insight into the epistolographical aspects of the Middle High German Minnesang, i.e. the Minnesang love lyric in connection to the love letter. The analysis is focused on songs related to ‘hohe Minne’, a higher form of love, ultimately providing a greater understanding of how social conducts became transgressive. In a tradition arising from socially established confrontations between distance/proximity and communication/no communication, the letter proves a particularly interesting motive, enabling the transgression of silence without truly transgressing it. This analysis includes poems by both canonical Minnesänger (Friedrich von Hausen and Hartmann von Aue) and non -canonical Minnesänger (Johannes Hadlaub, Der Taler and Mönch von Salzburg).pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória", Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Edições Afrontamentopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMinnesangpt_PT
dc.subjectMédio-alto-alemãopt_PT
dc.subjectLíricapt_PT
dc.subjectSilênciopt_PT
dc.subjectMedium-high-germanpt_PT
dc.subjectLyricpt_PT
dc.subjectSilencept_PT
dc.title''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIVpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewednopt_PT
degois.publication.firstPage51pt_PT
degois.publication.lastPage60pt_PT
degois.publication.issue8pt_PT
degois.publication.titleCEM: Cultura, Espaço & Memóriapt_PT
Appears in Collections:REMIT - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC_A.pdf311.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.