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Title: ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV
Authors: Teixeira, José Carlos
Keywords: Minnesang
Médio-alto-alemão
Lírica
Silêncio
Medium-high-german
Lyric
Silence
Issue Date: Dec-2017
Publisher: CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória", Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Edições Afrontamento
Citation: Teixeira, J. C. (2017). ''Bring ir Den Brief und Sing Ir ûf Gedoene'': o lugar da carta na lírica alemã dos séculos XII-XIV. CEM: Cultura, Espaço & Memória, (8), 51-60. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4647
Abstract: A partir de uma primeira reflexão acerca da lírica amorosa em médio -alto -alemão, o ‘Minnesang’, pretende -se com o presente artigo entender a vertente epistolográfica que a esta tradição poderá estar associada. A análise focar -se -á essencialmente nas canções que representam uma vertente mais alta e cortês da dimensão da ‘minne’, a ‘hohe Minne’, deixando então espaço para uma reflexão acerca das possibilidades de violação de condutas sociais: tendo em conta que esta tradição sobrevive de confrontos socialmente estabelecidos entre afastamento/proximidade, comunicação/falta desta, assume -se a carta como um motivo de particular interesse, uma vez que permite a transgressão do silêncio sem que este seja, de facto, verdadeiramente transgredido. Para tal, proceder -se -á à leitura de ‘Minnesänger’ canónicos como Friedrich von Hausen e Hartmann von Aue, mas também de outros como Johannes Hadlaub, Der Taler e Mönch von Salzburg.
This article aims to provide insight into the epistolographical aspects of the Middle High German Minnesang, i.e. the Minnesang love lyric in connection to the love letter. The analysis is focused on songs related to ‘hohe Minne’, a higher form of love, ultimately providing a greater understanding of how social conducts became transgressive. In a tradition arising from socially established confrontations between distance/proximity and communication/no communication, the letter proves a particularly interesting motive, enabling the transgression of silence without truly transgressing it. This analysis includes poems by both canonical Minnesänger (Friedrich von Hausen and Hartmann von Aue) and non -canonical Minnesänger (Johannes Hadlaub, Der Taler and Mönch von Salzburg).
URI: http://hdl.handle.net/11328/4647
ISSN: 2182-1097-08
Appears in Collections:REMIT - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

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