Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/461
Title: Projecto eTwinning através da Web 2.0: uma experiência em língua estrangeira.
Authors: Moura, Adelina
Keywords: Web 2.0
Tecnologias de informação (TIC)
web
Projeto eTwinning
Educação
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Moura, A. (2007). Projecto eTwinning através da Web 2.0: uma experiência em língua estrangeira. In V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2007). Universidade do Minho, Braga (pp. 253-256).
Abstract: A Web 2.0 representa um novo paradigma na utilização das tecnologias na Web. A Web está a transformar-se numa grande plataforma on-line. Com a empresa Google a liderar o espaço da Web 2.0 nas edições gratuitas Standard Edition e Education Edition, vem agora oferecer a sua suite de aplicativos web based para escritórios e a Google Apps Education, um verdadeiro desafio ao Office. As aplicações on-line da Google foram o ponto de partida para lançar um projecto etwinning, de desenvolvimento curricular, com a participação de alunos portugueses, italianos e marroquinos, inteiramente baseado na utilização da Web como uma plataforma. Assim, usamos como suporte a este projecto de geminação as aplicações Gmail, Google Calendar, Google Talk, Docs & Spreadsheets e Page Creator. Para os ficheiros áudio usamos o portal Podomatic dedicado à criação de podcasts. Neste projecto o aluno foi colocado no centro do processo de ensino/aprendizagem ao interagir directamente com a tecnologia, com os conteúdos curriculares e com os outros parceiros. Web 2.0 represents a new paradigm in the use of web technologies. The Web has just changed in a major way with Google's introduction of on-line applications. Google is leading the way with its free Standard and Education Editions applications. It now offers the following web-based tools for offices and schools, and is threatening to be a real challenge to Microsoft Office. Google’s online tools were the starting point for the launch of an eTwinning project in curriculum development, based completely on the use of the Web as platform online. The project involved the participation of Portuguese, Italian and Moroccan pupils. We used these Google tools: Gmail, Google Calendar, Google Talk, Docs & Spreadsheets and Page Creator. For the audio files we used the PodOmatic podcast portal. In this project the pupils were interacting directly with technology, the curriculum contents and with each other.
URI: http://hdl.handle.net/11328/461
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJECTO ETWINNING.2007.pdf225.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.