Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11328/4605
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Olívia da Conceição | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Ana | - |
dc.contributor.author | Paulo, Estrela | - |
dc.contributor.author | Galinha, Sónia | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T16:18:08Z | - |
dc.date.available | 2023-01-05T16:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-11 | - |
dc.identifier.citation | Carvalho, O. C., Teixeira, A., Paulo, E., & Galinha, S. (2022). Importância da inclusão e da flexibilidade em contexto escolar. In ICCA, 6th International Conference on Childhood and Adolescence: Conference Proceedings (pp. 367-378). eventQualia. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4605 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53545-2-8 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/4605 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é investigar, conhecer, analisar e compreender a importância da inclusão e da flexibilidade curricular em contexto escolar, tendo por base as dificuldades e os desafios existentes no processo de inclusão e na utilização de estratégias que desenvolvam as necessidades que cada aluno demonstra. Esta investigação de natureza quantitativa no âmbito da Especialização em Educação Especial Domínio Cognitivo Motor do IESF contou com a participação de professores especializados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico do 1º Ciclo, foi realizada com a aplicação de um questionário no google forms e partilhada em grupos de professores. A recolha de dados foi realizada com a administração de um inquérito por questionário aplicado numa amostra de 67 professores na faixa etária entre os 22 anos e os 66 anos. Podemos verificar que, os profissionais inquiridos configuram, uma resposta educativa eficaz no processo de inclusão, colocando em prática a flexibilidade curricular no processo de ensino/aprendizagem. Também, verificamos que existem obstáculos em relação à falta de recursos humanos e materiais, e sobretudo, pelas turmas numerosas, onde alunos com dificuldades diversas estão presentes em salas de aula sem ajuda de profissionais especializados. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | eventQualia | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Flexibilidade curricular | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Ensino/Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Importância da inclusão e da flexibilidade em contexto escolar | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 367 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 378 | pt_PT |
degois.publication.title | ICCA, 6th International Conference on Childhood and Adolescence: Conference Proceedings | pt_PT |
Appears in Collections: | IJP - Publicações em Livros de Atas Internacionais / Papers in International Proceedings |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
pp.367.378.pdf | 4.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.