Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/4605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Olívia da Conceição-
dc.contributor.authorTeixeira, Ana-
dc.contributor.authorPaulo, Estrela-
dc.contributor.authorGalinha, Sónia-
dc.date.accessioned2023-01-05T16:18:08Z-
dc.date.available2023-01-05T16:18:08Z-
dc.date.issued2022-11-
dc.identifier.citationCarvalho, O. C., Teixeira, A., Paulo, E., & Galinha, S. (2022). Importância da inclusão e da flexibilidade em contexto escolar. In ICCA, 6th International Conference on Childhood and Adolescence: Conference Proceedings (pp. 367-378). eventQualia. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4605pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53545-2-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4605-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é investigar, conhecer, analisar e compreender a importância da inclusão e da flexibilidade curricular em contexto escolar, tendo por base as dificuldades e os desafios existentes no processo de inclusão e na utilização de estratégias que desenvolvam as necessidades que cada aluno demonstra. Esta investigação de natureza quantitativa no âmbito da Especialização em Educação Especial Domínio Cognitivo Motor do IESF contou com a participação de professores especializados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico do 1º Ciclo, foi realizada com a aplicação de um questionário no google forms e partilhada em grupos de professores. A recolha de dados foi realizada com a administração de um inquérito por questionário aplicado numa amostra de 67 professores na faixa etária entre os 22 anos e os 66 anos. Podemos verificar que, os profissionais inquiridos configuram, uma resposta educativa eficaz no processo de inclusão, colocando em prática a flexibilidade curricular no processo de ensino/aprendizagem. Também, verificamos que existem obstáculos em relação à falta de recursos humanos e materiais, e sobretudo, pelas turmas numerosas, onde alunos com dificuldades diversas estão presentes em salas de aula sem ajuda de profissionais especializados.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publishereventQualiapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEnsino/Aprendizagempt_PT
dc.titleImportância da inclusão e da flexibilidade em contexto escolarpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage367pt_PT
degois.publication.lastPage378pt_PT
degois.publication.titleICCA, 6th International Conference on Childhood and Adolescence: Conference Proceedingspt_PT
Appears in Collections:IJP - Publicações em Livros de Atas Internacionais / Papers in International Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pp.367.378.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.