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Title: O poder do marketing digital numa estratégia de comunicação
Authors: Ferreira, Pedro, orientador científico
Lopes, João M. coorientador
Veríssimo, Sofia Rodrigues Pintassilgo Moreira
Keywords: Marketing digital
Marca
Estratégia de comunicação
Estratégia de marketing digital
Setor da moda
Meios digitais
Notoriedade
Interação
Conversão
Resultados digitais
Issue Date: 7-Oct-2022
Citation: Veríssimo, S. R. P. M. (2022). O poder do marketing digital numa estratégia de comunicação [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4522
Abstract: O relatório de estágio tem como tema de investigação “O Poder do Marketing Digital numa Estratégia de Comunicação”. A investigação aborda o estudo de caso de uma empresa ligada ao setor da moda feminina, tendo sido definidos objetivos de notoriedade, interação e conversão a seis meses. Para a análise, foi considerado o período de 01 de março de 2022 a 31 de maio de 2022, por corresponder aos primeiros três meses de ativação da estratégia da marca. Neste âmbito, foi utilizada uma metodologia mista, através de uma metodologia quantitativa, com recurso a uma análise de dados/resultados obtidos com cada uma das ações de marketing e comunicação desenvolvidas nos meios digitais e uma metodologia qualitativa, através da realização de uma entrevista à responsável pela estratégia digital da marca. Tendo em conta a análise dos relatórios digitais, foi possível concluir que os objetivos definidos foram atingidos, comprovando o poder que as ações de marketing digital assumem na estratégia de comunicação da empresa em estudo. Com a entrevista realizada, foi possível concluir que o marketing digital assume um papel relevante na estratégia de comunicação das marcas, na conquista de um posicionamento diferenciador, na visibilidade e reconhecimento das empresas e na adequação da estratégia em função dos resultados.
The present internship report has as its research topic “The Power of Digital Marketing in a Communication Strategy”. Using the case study of a company linked to the women's fashion sector as a base, notoriety, interaction, and six-month conversion goals were defined. As such, the period from the 1st of March 2022 to the 31st of May 2022 was considered in the analysis undertaken, as it corresponds to the first three months of brand strategy activation. In this context, mixed methodology were employed, namely quantitative, since an analysis of data/results obtained with each of the digital actions was used, and qualitative, given that an interview to the responsible for the brand's digital strategy was conducted. Taking into account the analysis of the reports, it was possible to conclude that the goals defined were fulfilled, testifying to the power that digital marketing actions assume in company under study communication strategy. Considering the interview carried out, it was possible to conclude that digital marketing assumes an important role in the communication strategy of brands, in the conquest of a differentiated positioning, in the visibility and recognition of companies, and in the adequacy of the strategy depending on the results.
URI: http://hdl.handle.net/11328/4522
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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