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Title: A internacionalização no setor da cortiça: estudo exploratório às empresas.
Authors: Marques, André Luís Martins
Keywords: Internacionalização
Cortiça
Estratégias de internacionalização
Comércio internacional
TMF
Issue Date: 2012
Citation: Marques, A.L.M. (2012). A internacionalização no setor da cortiça: estudo exploratório às empresas. Dissertação de Mestrado em Finanças.
Abstract: No âmbito do Mestrado em Finanças foi desenvolvido um estudo exploratório com vista a estudar o processo de internacionalização das empresas do setor corticeiro, composto maioritariamente por micro e pequenas empresas localizadas no concelho de Santa Maria da Feira. Na era atual de globalização dos mercados, na qual a concorrência é cada vez maior, torna-se imperativo que as empresas procurem penetrar em novos mercados e desta forma sobrevivam às conjunturas económicas e situações adversas com que se deparam. No atual contexto económico a internacionalização surge como fator essencial para o aumento de competitividade das empresas. Neste sentido este trabalho procura analisar e tentar compreender a internacionalização do setor corticeiro, no concelho que agrega mais empresas e produtos de cortiça. Assim contribui para identificar as perspetivas de evolução deste setor, perspetivas das empresas, as vantagens competitivas a nível internacional, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças que possui para ser líder mundial neste setor. Esta dissertação está organizada em quatro capítulos, reservados ao estudo da internacionalização, da cortiça, metodologia usada para realização dos inquéritos, bem como a sua análise estatística descritiva, fatorial e discussão dos resultados obtidos a partir dos mesmos. Desta investigação podemos concluir que apesar de algumas empresas estarem fortemente implantadas no mercado internacional, a maior parte dedica-se quase exclusivamente à produção com forte orientação para a qualidade. As part of the Masters in Finance an exploratory study was developed in order to study the process of internationalization of the cork sector, consisting mainly of micro and small businesses located in the municipality of Santa Maria da Feira. In the present era of globalization of markets, where competition is increasing, it is imperative that companies seek to penetrate new markets and thus survive the economic conditions and adverse conditions encountered. In the current economic context, internationalization emerges as key factor for increasing the competitiveness of enterprises. In this sense this work seeks to analyze and try to understand the internationalization of the cork industry, in the county that includes more companies and cork products. It thus contributes to identify the prospects of development of this sector, prospects of companies, the competitive advantages internationally, strengths, weaknesses, opportunities and threats it has to be world leader in this sector. This dissertation is organized into four chapters, dealing with the study of internationalization, cork, methodology for carrying out the surveys, as well as their descriptive statistics, factor analysis and discussion of the results obtained from them. In this research we can conclude that although some companies are heavily deployed in international markets, most of them are almost exclusively dedicated to the production with a strong orientation towards quality.
URI: http://hdl.handle.net/11328/439
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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