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Title: Comunicação digital e marketing de influência na perspetiva de uma agência de comunicação
Authors: Sílvia, Faria, orientador científico
Sá, Ana Cláudia Ferreira
Keywords: Comunicação digital
Marketing digital
Marketing de influência
Redes sociais
Issue Date: 26-Jul-2022
Citation: Sá, A. C. F. (2022). Comunicação digital e marketing de influência na perspetiva de uma agência de comunicação [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4371
Abstract: O presente relatório insere-se no segundo ano do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense Infante D Henrique. Este relatório consiste na apresentação e exposição do estágio realizado na empresa Companhia das Soluções, com apoio teórico, tendo como tema “Comunicação Digital e Marketing de Influência na prespetiva de uma empresa: Agência de Comunicação”. Assim, o objetivo principal deste relatório é analisar a área da comunicação digital e do marketing de influência tendo como base a experiência obtida ao longo do estágio realizado. Como metodologia para a realização deste estudo começou-se por uma revisão de literatura assente em conteúdo teórico e prático de suporte ao trabalho efetuado em sede de empresa. Foram consultados documentos diversos, entre livros, artigos em revistas científicas, anteriores dissertações de mestrado constantes em repositórios, artigos em revistas da especialidade, bem como fontes de dados de mercado. Foi realizado um estágio curricular numa agência de comunicação com a duração de seis meses, sendo as atividades profissionais desenvolvidas o comprovativo da experiência obtida e a base para as conclusões e reflexões apresentadas. Os resultados obtidos ao longo do período de estágio e em resultado das atividades realizadas revelam a relevância dos temas tratados no presente trabalho. Verificou-se que ao longos dos últimos anos, com todas as mudanças tecnológicas sofridas, o digital explodiu e é atualmente um meio de comunicação extremamente utilizado pela sociedade. Seja como meio de informação e entretenimento, seja como estratégia (complementar) de negócio, o online parece refletir a sua significativa contribuição para o sucesso e crescimento das empresas. Este relatório limita-se à experiência obtida durante a realização do estágio numa empresa em concreto. Apesar da empresa acolhedora prestar serviços a outras entidades empresariais, continua a ser uma amostra pequena, o que não permite a extrapolação das conclusões para toda e qualquer tipo de empresa e/ou setor, sendo estas as principais limitações. A situação de pandemia Covid-19, obrigou a que muito do trabalho desenvolvido fosse feito em regime de teletrabalho. Esta situação pode ter, de certa forma, comprometido um maior conhecimento por parte do estagiário da dinâmica organizacional da entidade. No tocante a implicações práticas e numa era em que tudo gira à volta do digital, torna-se importante analisar uma série de temas relevantes para o desempenho de qualquer empresa nesta área. Assim, a análise dos temas apresentados neste relatório, desde logo marketing e comunicação digital, redes sociais e marketing de influência trazem uma implicação prática bastante relevante para as empresas atuais. Percebe-se que esta área aparenta ser, atualmente, indispensável para organizações que pretendam uma existência sustentável, no tempo, em mercados maduros e competitivos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/4371
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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