Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/4363
Title: A promoção da responsabilidade social no Ensino Superior: um estudo de caso sobre o papel das lideranças académicas
Authors: Fernandes, Sandra, orientador científico
Albuquerque, Ana Sílvia, coorientação
Pereira, Maria Adelaide Macedo de Lemos
Keywords: Ensino Superior
Responsabilidade social
Práticas pedagógicas
Lideranças académicas
Issue Date: 19-Jul-2022
Citation: Pereira, M. A. M. L. (2022). A promoção da responsabilidade social no Ensino Superior: um estudo de caso sobre o papel das lideranças académicas [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4363
Abstract: As Instituições de Ensino Superior (IES) são o locus privilegiado para a implementação, disseminação e promoção da Responsabilidade Social (RS), uma vez que os princípios da RS são intrínsecos à sua natureza de formação universal de indivíduos. Este estudo pretende analisar o papel das lideranças académicas no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social numa instituição, privada, de ensino superior. Sendo uma área de escassa investigação, embora de interesse crescente nos últimos anos, o estudo procura conhecer as metodologias pedagógicas que fomentam competências em RS nos alunos em prol de uma sociedade mais coesa e solidária. Segundo o Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES, 2018) é fundamental as IES colocarem as atividades e o conhecimento ao serviço da comunidade interna e externa, contribuindo para a resolução de problemas sociais concretos. Para isso contribuem as lideranças académicas por serem essenciais na promoção de práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem alinhadas com a RS das IES, como são as metodologias ativas de ensino/aprendizagem (e.g. Project-based Learning (PBL), Aprendizagem e Serviço (ApS), etc.). No presente estudo privilegiou-se a metodologia qualitativa através do método de estudo de caso. Os participantes são alunos, professores e lideranças de uma IES do Norte de Portugal, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados o inquérito por questionário, a entrevista semiestruturada, a narrativa escrita e a análise documental. Na análise e interpretação dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo. O estudo demonstra que a implementação de práticas pedagógicas alinhadas com a RS evidenciam melhoria na capacitação dos alunos e no seu desenvolvimento como cidadãos socialmente responsáveis, reconhecendo-se, porém, uma insuficiente adesão dos docentes às práticas pedagógicas ativas. No entanto, as lideranças académicas entrevistadas (docentes que simultaneamente têm cargos de liderança) relatam o desenvolvimento de ações e projetos concretos para a formação pessoal e profissional, que promovem nos alunos uma cidadania ativa, onde a monitorização dos resultados contribui para o processo de aprendizagem e melhoria contínua. Conclui-se da importância da promoção de competências de RS dos alunos incorporando metodologias ativas (e.g. PBL, ApS) nos diversos cursos de ES, bem como a realização de investigação sobre os projetos de RS implementados nas IES contribuindo para a sua valorização e melhoria contínua, o que beneficia tanto alunos como docentes e comunidades que usufruem do serviço. Pretende-se contribuir para a reflexão da essencialidade de estruturas de apoio que promovam a inovação pedagógica e práticas de RS e Sustentabilidade das IES. Pretende-se, ainda, que esta investigação faça eco positivo junto desta comunidade académica, podendo ser inspiradora para muitas outras comunidades académicas em Portugal.
Since the principles of social responsibility are intrinsic to the universal training and qualification of the individual, higher education institutions are the natural spaces for implementing, disseminating and promoting social responsibility. This study aims to analyse the role played by the academic leadership in the development of pedagogical practices that promote social responsibility in a private higher education institution. Despite the limited amount of research in the area, the interest for this subject has been growing in recent years. In this study we attempt to understand the pedagogical methodologies that promote social responsibility competences in the students. According to Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES, 2018), it is of fundamental importance that higher education institutions put their activities and knowledge at the service of both the internal and external communities, contributing in this way to solve concrete social problems. Academic leaderships are central in this process because they are essential when it comes to promoting pedagogical practices that are aligned with the higher education institutions' social responsibility, like the active teaching/learning methodologies (e.g. project-based learning, service learning, etc.). In this work, we focused on the qualitative methodology through the case study method. The participants of this study are students, lecturers and academics with leadership roles of a private higher education institution located in the north of Portugal. The data used in this study was collected via questionnaires, semi-structured interviews, written narratives, and documental analysis. Content analysis was used to analyse and interpret the collected data. The study shows that the implementation of pedagogical practices aligned with social responsibility leads to an improvement of the students' qualifications and helps in their development as socially responsible citizens, acknowledging, however, some lack of interest by the lecturers in the implementation of active pedagogical practices. Nevertheless, the academic leaders who have been interviewed (i.e. lecturers who are members of the administrative body) have described the development of personal and professional qualification projects that instill the importance of active citizenship in the students and whose results are then analysed with the aim of improving the process of continuous learning. We conclude that it is essential to promote social responsibility competences to students in all higher education courses, and that this should be done using active methodologies. We are also led to conclude that it is important that research is undertaken to study the social responsibility projects that have already been implemented. We wish that this work will contribute to the debate about the importance of support structures in higher education institutions that promote pedagogical innovation and social responsibility and sustainability practices. It is also hoped that this study will be well received within this academic community, and that it can inspire other academic communities throughout Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/11328/4363
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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